E foi lançado o Qutebrowser 3 com suporte para QT 6, melhorias, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar no Linux.
qutebrowser é um navegador que se destaca dos demais e é caracterizada por fornecer uma interface gráfica mínima que não distrai o usuário de ver o conteúdo e um sistema de navegação no estilo editor de texto Vim. Enfim, este navegador da Web é inteiramente baseado em combinações de teclado.
O navegador suporta um sistema de guias, gerenciador de downloads, modo de navegação privada, visualizador de PDF embutido (pdf.js), sistema de bloqueio de anúncios (no nível de bloqueio do host), uma interface para visualizar o histórico de visitas .
A rolagem pela página é feita usando as teclas «hjkl», para abrir uma nova página você pode pressionar «ou», a mudança entre as guias é feita usando as teclas «J» e «K» ou «tabulador numérico Alt».
Para assistir a vídeos no YouTube, você pode configurar uma chamada de player de vídeo externo. Você pode percorrer a página com as teclas ‘hjkl’, pressionar ‘ou’ para abrir uma nova página, alternar entre as guias com as teclas ‘J’ e ‘K’ ou com o ‘número Alt-tab’.
Quando você pressiona “:”, um prompt de comando é exibido, onde é possível pesquisar na página e executar comandos típicos, como no vim, por exemplo, “:q” para sair e “:w” para salvar a página.
Agora, foi anunciado o lançamento da nova versão do navegador web qutebrowser 3, versão em que o salto para o novo branch 3.x se deve ao suporte adicional para QT 6, além do fim do suporte para versões anteriores do Qt , PyQt, QtWebEngine e Python.
Novidades do Qutebrowser 3
Nesta nova versão qutebrowser 3.0, a mudança no número da versão, além do que foi mencionado no início, também se deve ao aumento de requisitos, além do navegador agora suportar apenas versões Qt 5.15 e posteriores e versões Python a partir de 3.8, bem como suporte para compilar com QT 6, que agora é usado por padrão, mas se o QT 6 não estiver disponível, resta a capacidade de compilar com Qt 5.15.
Outra das mudanças que se destaca na nova versão é que foi implementado um sistema de recomendação que sugere uma substituição relevante em caso de erro de digitação ao inserir um comando.
Além disso, podemos constatar que foram adicionadas novas opções para a geração de menus ao qutedmenu, já que nesta nova versão foi adicionado suporte para senhas de uso único ao qute-keepassxc para desbloquear um perfil, bem como adicionado o Script qute-1pass que usa o gerenciador de senhas 1password ao preencher formulários com senha.
Também podemos encontrar no qutebrowser 3.0, que foi adicionado o comando “:prompt-fileselect-external”, que tem a função de chamar uma caixa de diálogo externa para selecionar um nome de arquivo para carregar.
Por outro lado, é mencionado que a configuração “qt.chromium.experimental_web_platform_features
” foi adicionada para melhorar a compatibilidade com sites ao usar versões mais antigas do backend (definida por padrão ao construir com Qt5).
O suporte para plataformas macOS anteriores à versão 11 e plataformas Windows anteriores à versão 10-1607 foi removido e o suporte para compilações de 32 bits para Windows foi removido.
Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:
- Adicionada página inicial integrada ” qute://start “.
- Adicionada configuração tabs.title.elide para controlar a substituição de parte do título pelos caracteres “…” no nome da guia.
- comandos renomeados
- Adicionada a configuração Colors.webpage.darkmode.increase_text_contrast para melhorar a qualidade do estilo escuro.
- Adicionado o sinalizador “ –all ” aos comandos “ :bookmark-del” e “:quickmark-de l” para remover todos os favoritos.
- Novos widgets propostos para a barra de status: relógio para exibir a hora atual e search_match para exibir estatísticas de correspondência ao pesquisar texto na página.
Proibido encaminhamento de HTTPS para HTTP ao fazer upload de arquivos.
Para saber mais sobre essa versão do Qutebrowser, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Qutebrowser
Para instalar a versão mais recente do Qutebrowser nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o navegador estilo Vim qutebrowser no Linux via Flatpak
Para quem estiver interessado em testar esse navegador, deve saber que a instalação no Ubuntu e em seus derivados (e na maioria das distros) é bastante simples, pois o pacote está dentro dos repositórios do Ubuntu.
Para executar a instalação do navegador, basta abrir um terminal (você pode fazê-lo com a combinação de teclas Ctrl + Alt + T) e escrever o seguinte comando:
sudo apt update
sudo apt install qutebrowser -y
Também poderemos instalar o navegador a partir do código fonte que podemos obter na página de lançamentos .
Lá iremos baixar o pacote do código fonte (Zip) e descompactá-lo em nosso computador. Para executar o navegador, basta entrar na pasta e executar os seguintes comandos:
sudo apt install --no-install-recommends git ca-certificates python3 python3-venv asciidoc libglib2.0-0 libgl1 libfontconfig1 libxcb-icccm4 libxcb-image0 libxcb-keysyms1 libxcb-randr0 libxcb-render-util0 libxcb-shape0 libxcb-xfixes0 libxcb-xinerama0 libxcb-xkb1 libxkbcommon-x11-0 libdbus-1-3 libyaml-dev gcc python3-dev libnss3
E podemos executar o navegador com o seguinte comando:
python3 qutebrowser.py