A Purism, empresa especializado na venda de laptops Linux, informou que já é possível instalar o Qubes OS em laptops Librem, sem problemas ou avisos. Confira os detalhes dessa anúncio.
- Como instalar o streamer de tela OBS Studio no Linux via Flatpak
- Como instalar o Libreflix Desktop no Linux via Snap
- Instale o Udeler para baixar os vídeos de cursos da Udemy
- Como instalar o media player Movian no Linux via Snap
- Como instalar o poderoso servidor de mídia Red5 no Linux
Para quem ainda não conhece, Qubes OS é um sistema operacional de desktop com foco em segurança, que infelizmente, estava com dificuldades para ser instalado nos laptop Librem.
No ano passado, a Purism começou a enviar computadores portáteis Librem habilitados para coreboot (anteriormente conhecido como LinuxBIOS), e recebeu alguns comentários interessantes dos clientes que os compraram e tentaram instalar imagens de lançamento inicial do sistema operacional Qubes 4.0, informando que o instalador do Qubes OS reclamou do suporte a IOMMU.
Qubes OS em laptops Librem – Purism diz que já é possível instalar
Aparentemente, o problema que impedia ter o Qubes OS em laptops Librem era que o suporte a IOMMU não estava disponível nos processadores Skylake da Intel, que alimentavam os laptops Librem da Purism, mesmo sendo suportado pelo firmware do coreboot.
Então, a empresa precisava atualizar seus laptops para o último lançamento do coreboot, o que permitiria que os usuários instalar Qubes OS 4.0 sem erros.
Sobre o problema, Kyle Rankin, Chief Security Officer da Purism, afirmou:
“Iniciando com o Qubes 4.0, o instalador avisará os usuários se seus computadores não suportam certos recursos da CPU, como o IOMMU. Embora você possa ignorar o aviso e concluir a instalação, certas máquinas virtuais com dispositivos PCI conectados, como sys-net e sys-usb não iniciará a menos que você altere seu modo de virtualização de HVM para PV, ignorando as proteções que o recurso IOMMU fornece.”
Embora afirme que o Qubes OS agora pode ser instalado em laptops Librem, a Purism também diz que ainda está testando a nova imagem do núcleo com o suporte a IOMMU para seus laptops Librem, e que em breve, começará a oferecê-lo com todos os novos laptops.
Portanto, se quiser comprar um laptop Librem do Purism, e quiser instalar o Qubes OS 4.0, você deve aguardar um pouco mais para ter acesso a modelos atualizados.
Enquanto isso, parece que os planos da Purism adicionam suporte a coreboot para TPM (Trusted Platform Module) para seus laptops Librem e usam a tecnologia TMP with Heads, para oferecer aos clientes proteção contra falhas que o protegerá contra malwares que possam comprometer o kernel, o gerenciador de inicialização e até mesmo a BIOS de seus laptops alimentados por Linux.
Conheça melhor o Qubes OS
Para saber mais sobre a Purism, clique nesse link.
Para saber mais sobre Qubes OS, clique nesse link.
O que está sendo falado no blog nos últimos dias
- Qubes OS em laptops Librem – Purism diz que já é possível instalar
- Devuan 2.0.0 beta lançado – Confira as novidades e baixe