Anunciado em meados de outubro de 2023, o Qualcomm Snapdragon XR2+ Gen 2 equipará headsets 4K, com resolução de até 4,3K por olho.
Quando se trata de dispositivos eXtended Reality (XR), os SoCs da Qualcomm têm sido o padrão para muitos dos headsets VR mais populares do mercado.
O Pico 4 VR e o Meta Quest 2 possuem o Snapdragon XR2 original, e o recém-lançado Meta Quest 3 possui um SoC Snapdragon XR2 Gen 2. E mais recentemente, a Qualcomm anunciou o Snapdragon XR2+ Gen 2.
O mais novo processador carro-chefe da Qualcomm para headsets de realidade virtual e aumentada promete uma melhoria de 2,5X no desempenho da GPU, desempenho de IA 8X melhor do que o chip XR2 Gen 1 da empresa, permitindo suporte para headsets 4K (com resolução de até 4,3K por olho em até 90 quadros por segundo).
Qualcomm Snapdragon XR2+ Gen 2 equipará headsets 4K
A fabricante de chips diz que o primeiro dispositivo com chips Qualcomm Snapdragon XR2+ Gen 2 deve estar disponível em breve, com mais de 5 fabricantes de dispositivos (incluindo Samsung e HTC Vive) trabalhando em produtos que aproveitam o chip.
A Qualcomm afirma que, além de um aumento de desempenho, o novo chip traz 50% melhor eficiência de energia da GPU. O chip também possui um processador de sinal de imagem Qualcomm Spectra de última geração e suporte para WiFi 7, bem como WiFi 6 e 6E.
O chip Snapdragon XR2+ Gen 2 também pode suportar até 12 câmeras para experiências aprimoradas de realidade aumentada, bem como rastreamento ocular, rastreamento de cabeça, mãos e rosto e detecção de profundidade.
Mas a Qualcomm não vai apostar tudo no novo chip. Ele se junta a uma família crescente de chips Snapdragon XR para dispositivos de realidade mista/aumentada e chips Snapdragon AR para óculos inteligentes mais simples.
A fabricante de chips fez parceria com Goertek para desenvolver um design de referência para um headset de realidade mista/virtual com a tecnologia de rastreamento ocular da Tobii e suporte para chips Snapdragon XR2 Gen 2 ou XR2+ Gen 2, com o processador anterior alimentando modelos com 3K por resoluções oculares, enquanto o último pode lidar com 4K por olho.