Mal o novo chip da empresa foi lançado (não estou falando do Snapdragon X Elite), e o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 já suporta o Linux upstream.
A Linaro anunciou suporte upstream Linux para a plataforma móvel Snapdragon 8 Gen 3 recém-lançada, também com codinome SM8650, ou seja, o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 já suporta o Linux upstream.
Os conjuntos de patches permitem que o Android 14 AOSP inicialize com Linux mainline/principal em hardware Snapdragon 8 Gen 3 usando a implementação baseada em CPU Google SwiftShader da API gráfica Vulkan.
Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 já suporta o Linux upstream
Embora tenha havido muito burburinho em torno do anúncio do processador Snapdragon X Elite de 12 núcleos Arm para laptops nos últimos dias, a Qualcomm também apresentou seu mais recente processador premium com a plataforma móvel Snapdragon 8 Gen 3 para telefones celulares com processador Cortex de 3,3 GHz.
Núcleo X4, cinco núcleos de desempenho Cortex A720 e dois núcleos de eficiência Cortex A520, bem como suporte para IA generativa por meio de aceleradores de IA.
O anúncio foi feito em 25 de outubro, e Linaro lançou os conjuntos de patches para a Linux Kernel Mailing List (LKML) no mesmo dia.
Os dispositivos Android geralmente ficam presos a um kernel Linux mais antigo durante todo o seu ciclo de vida, mesmo após as atualizações de firmware, mas o suporte para Linux upstream pode mudar isso, embora alguns recursos ainda não tenham sido implementados e, por exemplo, o AOSP não suporte aceleração de gráficos 3D com Linux principal neste momento.
Aqui está o que funciona agora:
- CPUs Qualcomm Kryo, incluindo DVFS (escala dinâmica de tensão e frequência) e gerenciamento de energia
- Relógios, controladores de energia, PMICs
- Armazenamento – UFS 4.0, SDXC
- Subsistemas de processador Qualcomm Hexagon – Áudio, sensores, computação e modem
- Subsistema de exibição móvel + mecanismo DSI, controlador de toque
- Sem fio – WCN7850 Bluetooth
- Periféricos de alta velocidade com PCIe Gen3 e Gen4, USB versão 3.1 Gen 2, USB-C PD
- E/S de baixa velocidade incluindo I2C, SPI, RTC, botões, LEDs
Patches adicionais estão chegando para permitir casos de uso de exibição, áudio e modem. A Linaro fornece um conjunto de instruções para experimentar o AOSP com Linux upstream para aqueles que têm uma plataforma de hardware Snapdragon 8 Gen 3 (SM8650) como o devkit acima ou um telefone.