Relatos recentes indicam que a Qualcomm não está satisfeita com o trabalho da Samsung no Snapdragon 8 Gen1, pois sua concorrente está um passo a frente.
A Qualcomm lançou recentemente seu mais recente processador carro-chefe, Snapdragon 8 Gen1. E a empresa confirmou oficialmente que o Snapdragon 8 Gen1 é fabricado exclusivamente pela Samsung.
O chip usa o processo 4nm da Samsung, mas há relatos de que o rendimento do processo 4nm da Samsung é baixo. Além disso, relatórios recentes afirmam que a Qualcomm está muito insatisfeita com o trabalho da Samsung neste chip.
Qualcomm não está satisfeita com o trabalho da Samsung no Snapdragon 8 Gen1
O maior rival da Samsung é a TSMC e parece que o processo da TSMC está um passo à frente.
Infelizmente, o Dimensity 9000, principal rival do Snapdragon 8 Gen1, usa o processo 4nm da TSMC. O Dimensity 9000 pode ter uma ligeira vantagem sobre o Snapdragon 8 Gen1.
A Qualcomm não ficará satisfeita com isso, pois a empresa sempre esteve à frente no mercado de chips carro-chefe.
Se a Samsung não puder resolver esse problema, a Qualcomm pode ter que procurar alternativas. Claro, TSMC é a única alternativa viável no mercado.
Os membros da indústria afirmam que o processo de 4 nm da TSMC é melhor do que a Samsung em termos de tamanho e consumo de energia.
Se a Qualcomm passar alguns pedidos para a fundição da TSMC, pode haver uma lacuna no desempenho ou consumo de energia entre a versão TSMC e a versão Samsung. No entanto, a Samsung não vai querer perder a Qualcomm, isso afetará o fabricante sul-coreano.
A meta da Samsung é se tornar líder em semicondutores até 2030. Se a Qualcomm mudar para a TSMC, será mais difícil para a Samsung atingir essa meta.
As especificações técnicas do Snapdragon 8 Gen1 são excelentes, mas seu gerenciamento de energia pode ser um problema.
A CPU deste chip vem com um design de três clusters (1 + 3 + 4) e o núcleo principal é um núcleo ARM Cortex-X2 com uma velocidade de clock de 3,0 GHz.
Existem também três núcleos de desempenho de “suporte” baseados no padrão ARM Cortex-A710 mais recente. Esses funcionarão a 2,5 GHz.
Finalmente, temos quatro núcleos de eficiência que também terão o novo padrão ARM Cortex-A510 rodando a 1,8 GHz. No geral, a nova CPU reduzirá o consumo de energia em até 30 por cento. Certamente é uma atualização significativa.
Além disso, este novo processador vem com uma GPU Adreno 730 com um aumento de desempenho de 30% e até 25 de economia de energia graças à sua nova arquitetura.
A Qualcomm desenvolveu três recursos do Elite Gaming, um dos quais permitirá aos desenvolvedores encontrar um equilíbrio entre desempenho e eficiência de energia.
Além disso, o Snapdragon 8 Gen1 traz um modem X65 5G integrado. Ele oferece suporte para operações sub-6 e mmWave. Ele pode fornecer velocidades de pico teóricas de 10 Gbps.
Pela primeira vez, ele também oferece suporte à agregação de operadora para o uplink. A conectividade local tem suporte para Wi-Fi 6 e 6E, além de melhorias no Bluetooth.