Pouco tempo depois de anunciar seu futuro processador para PCs, agora, a Qualcomm listou quem fabricará PCs com Snapdragon X Elite.
O processador Qualcomm Snapdragon X Elite é um chip baseado em ARM que, segundo a Qualcomm, oferece até o dobro do desempenho de processadores x86 comparáveis em pelo menos algumas situações.
E também é mais eficiente em termos energéticos, com a Qualcomm afirmando que pode igualar o desempenho dos concorrentes ao usar apenas um terço da eletricidade.
Essas são afirmações ousadas que podem não ser verificáveis de forma independente até que os primeiros PCs com chips Snapdragon X Elite cheguem às ruas em meados de 2024.
Mas parece que a maioria dos grandes fabricantes de PCs está disposta a pelo menos experimentar o processador: a Qualcomm anunciou 9 “parceiros” que provavelmente planejam lançar sistemas com o novo chip da empresa.
Qualcomm listou quem fabricará PCs com Snapdragon X Elite
Embora a Qualcomm não esteja prometendo explicitamente que todas as 9 empresas lançarão PCs com chips Snapdragon X Elite, a empresa divulgou uma lista de nomes e alguns breves depoimentos de representantes das empresas, o que sugere fortemente que eles estão pelo menos considerando construir sistemas que use o chip.
E isso representaria uma mudança bastante significativa em relação às tentativas anteriores da Qualcomm de fabricar chips baseados em ARM para PCs com Windows.
Vimos apenas alguns fabricantes de PC adotarem chips como a série Snapdragon 8cx. A lista parece muito mais longa para os novos chips e inclui a maioria dos principais fabricantes de PCs com Windows:
- Acer
- ASUS
- Dell
- HP
- Honra
- Lenovo
- Microsoft
- Samsung
- Xiaomi
A diferença agora é que os novos chips Snapdragon X Elite da Qualcomm são projetados em torno de um novo núcleo de CPU personalizado chamado “Oryon”, que faz uso da tecnologia desenvolvida pela Nuvia, uma startup de design de chips que a Qualcomm adquiriu há alguns anos, que havia sido fundada por ex-designers de chips da Apple, Google, AMD, ARM e Broadcom.
Vale a pena notar que algumas das empresas listadas acima, como Honor e Xiaomi, normalmente não vendem os seus PCs na América do Norte, mas têm uma presença significativa na China e noutros países.
Mas é interessante ver Acer, Asus, Dell, HP e Lenovo na lista, pois são as 5 principais empresas no espaço de PCs com Windows.
E a linha de dispositivos Surface da Microsoft pode não estar na lista dos mais vendidos, mas geralmente estabelece um padrão para o que se espera de certas classes de computadores, então ficarei curioso para ver o que um tablet ou laptop Surface de última geração com um Parece o chip Snapdragon X Elite.
O processador Snapdragon X Elite apresenta:
- CPU : 12 núcleos de CPU Oryon
- Velocidades de aumento de núcleo único e núcleo duplo de até 4,3 GHz
- Velocidades de 12 núcleos de até 2,8 GHz
- Cache : 42MB
- GPU : Qualcomm Adreno
- Desempenho de até 4,6 TFLOPS
- Suporte DirectX 12
- Decodificação AV1 4K
- NPU : Qualcomm Hexágono
- Desempenho de IA de até 45 TOPS
- Memória : LPDDR5x-8533
- Até 64GB
- Largura de banda de 136 GB/s
- Armazenar
- PCIe 4.0 NVMe
- UFS 4.0
- SD 3.0
- Nó do processador : 4nm
O chip também suporta até quatro portas USB4 Tipo C, dispositivos com resoluções de tela de até 4K/120 Hz, monitores externos de até 4K/60 Hz e até três monitores no total e até uma câmera única de 64 MP ou câmera dupla de 36 MP. câmeras.
Também há suporte para WiFi 7 e Bluetooth 5.4 e suporte opcional para um modem Qualcomm Snapdragon X65 5G com velocidades máximas de download de até 10 Gbps e velocidades de upload de até 3,5 Gbps.
A Qualcomm afirma que, além de trabalhar com empresas de hardware de PC, tem trabalhado com desenvolvedores de jogos para garantir que muitos títulos populares possam rodar sem problemas em sistemas com chip Snapdragon X Elite, incluindo jogos da Electronic Arts, Paradox Interactive, THQ Nordic Larian Studios e outros.
Ainda não há informações exatas sobre quando você realmente poderá comprar um computador com chip Snapdragon X Elite, como eles se compararão com modelos semelhantes com chips de última geração da Apple, AMD ou Intel, ou quanto custarão.
Mas com 9 fabricantes de PCs a bordo, parece que a Qualcomm está fazendo sua maior aposta no espaço dos computadores pessoais com Windows. E claro, é uma questão de tempo para aparecerem também fabricantes de PCs com Linux pré instalado.