E a Qualcomm lançou o Snapdragon 7s Gen 3, o sucessor do chipset Snapdragon 7s Gen 2. Confira os detalhes desse novo SoC.
A Qualcomm apresentou recentemente sua mais nova plataforma móvel Snapdragon 7s Gen 3. É o mais novo SoC de 4 nm da gigante dos chipsets para dispositivos de médio porte.
Qualcomm lançou o Snapdragon 7s Gen 3
O sucessor do chipset Snapdragon 7s Gen 2 do ano passado traz muitas atualizações para todos os aspectos da plataforma móvel.
Ele equipará os telefones Samsung Galaxy de nível médio perto de você nas próximas semanas e meses. Algumas outras marcas também anunciaram sua colaboração com a Qualcomm para o mais recente chipset Snapdragon série 7.
O Snapdragon 7s Gen 3 é uma variante atenuada do Snapdragon 7 Plus Gen 3 SoC que foi lançado no início deste ano. O novo chipset traz recursos de IA no dispositivo para smartphones de menor preço. Ele integra parte do poder de IA do 7 Plus Gen 3 em um SoC mais acessível.
Essencialmente, o Snapdragon 7s Gen 3 visa fornecer funcionalidades avançadas de IA generativa disponíveis para mais dispositivos. O novo chipset tem suporte para vários LLMs (Large Language Models), incluindo Baichuan-7B e Llama 2 em parâmetros 1B. A empresa afirma que o AI Engine do Snapdragon 7s Gen 3 oferece mais de 30% de desempenho de IA melhor em comparação com o Snapdragon 7s Gen 2.
De acordo com a Qualcomm, o chipset Snapdragon 7s Gen 3 oferece desempenho de CPU 20% melhor do que seu antecessor. Sua nova GPU Adreno oferece desempenho 40% maior do que a oferta da geração anterior.
Além disso, a marca afirma que a nova CPU Kryo oferece quase 45% mais economia de energia. A empresa também mencionou que os usuários podem “rolar, transmitir e permanecer conectados por mais tempo com economia de energia de 12 por cento”.
O Snapdragon 7s Gen 3 SoC ostenta uma configuração de 1+3+4 núcleos. Ele tem um núcleo Cortex-A720 Kryo Prime com uma velocidade de clock de até 2,5 GHz. Há três núcleos Cortex-A720 Kryo Performance com velocidade máxima de 2,4 GHz.
Por fim, o novo SoC tem quatro núcleos Cortex-A520 Kryo Efficiency com velocidade de clock de até 1,8 GHz. Com base no processo de fabricação de 4 nm da TSMC, o chipset suporta dispositivos com resolução de tela Full HD+ e taxa de atualização de 144 Hz.
O sistema de câmera é aprimorado no novo chipset com recursos como ISP triplo de 12 bits e 4K sHDR. O chipset suporta instantâneos de 200 MP, captura única de 64 MP, vídeos 4K HDR e módulos de câmera tripla de até 21 MP.
Samsung, Sharp, Xiaomi e Realme lançarão dispositivos com o mais recente chipset Qualcomm em breve
A Qualcomm anunciou que o processador Snapdragon 7s Gen 3 será escolhido primeiro pela Xiaomi. A fabricante chinesa de smartphones lançará seu primeiro dispositivo com o novo chipset em algum momento de setembro.
Notavelmente, mais marcas como Samsung, Sharp e Realme também estão trabalhando em produtos com o novo SoC de nível médio.
Há uma possibilidade de que a Samsung traga alguns recursos do Galaxy AI para telefones econômicos da série Galaxy A com o novo processador. Podemos esperar mais informações nas próximas semanas, então fique ligado.