Segundo informações vazadas pelo WinFuture, a Qualcomm lançará vários chips com núcleos Oryon em 2024. Confira os detalhes desse rumor.
A Qualcomm adquiriu a designer de chips Nuvia há alguns anos em um esforço para alcançar a Apple no espaço de processador baseado em ARM de alto desempenho.
Mas leva um tempo para integrar novos designs ao roteiro do produto, então provavelmente não veremos os primeiros processadores Qualcomm Snapdragon com núcleos de CPU “Oryon” até 2024.
Mas as informações vazadas pelo WinFuture nos dão uma ideia um pouco melhor do que esperar, indicando que a Qualcomm lançará vários chips com núcleos Oryon em 2024.
Qualcomm lançará vários chips com núcleos Oryon em 2024
De acordo com Roland Quandt do WinFuture, a Qualcomm oferecerá vários processadores diferentes com diferentes configurações:
- SC8380/SC8380XP com 12 núcleos de CPU
- SC8370/SC8370XP com 10 núcleos de CPU
- SC8350/SC8350XP com 8 núcleos de CPU
Quandt diz que essas informações vêm de “bancos de dados online”,
Com o codinome “Hamoa”, é possível que todos esses chips sejam marcados com o nome Snapdragon 8cx Gen 4, mas não ficaria surpreso se a Qualcomm mudasse um pouco seu esquema de nomenclatura para facilitar a identificação dos chips. separado.
Quandt também observa que, como a maioria dos chips móveis e de PC atualmente, espera-se que esses processadores apresentem uma arquitetura híbrida que combina núcleos de desempenho e eficiência.
Portanto, um chip de 12 núcleos não terá necessariamente 12 núcleos de alto desempenho baseados nos designs da Oryon. Ele poderia ter vários núcleos de baixo consumo de energia e com baixo consumo de energia para lidar com tarefas menos exigentes.
Os chips baseados em ARM usam esse tipo de design big.LITTLE há mais de uma década, e a Intel adotou designs semelhantes para seus processadores Core de 12ª e 13ª geração.
Embora as especificações precisas dos chips de próxima geração da Qualcomm ainda não tenham sido reveladas, Quandt especula que todos os chips podem ter o mesmo número de núcleos de eficiência, com apenas a mudança do número de núcleos de desempenho.
Quandt observa que esse tipo de configuração permitiria à Qualcomm tirar uma página dos manuais da Intel, AMD e Apple, oferecendo uma variedade de 3 ou mais variantes de processador que apresentam os mesmos designs arquitetônicos, mas que podem ser divididos em bons, melhores categorias pelo número de núcleos de CPU de alto desempenho.
Também é possível que a Qualcomm opte por oferecer frequências de CPU mais altas para alguns chips.
Enquanto isso, uma pequena pesquisa por esses números de modelo me levou a um fórum coreano onde informações semelhantes foram compartilhadas em junho, junto com possíveis frequências de CPU e GPUs.
Ainda estou levando esses recursos com um pouco de sal, mas se preciso, a programação pode ser algo como isto:
SC8380XP (3 configurações):
- 8 P-cores a 3,4 GHz + 4 E-cores a 2,5 GHz e 1,25 GHz Adreno 740 gráficos
- 8 P-cores a 3,2 GHz + 4 E-cores a 2,5 GHz e 1,1 GHz Adreno 740 gráficos
- 8 P-cores a 3 GHz + 4 E-cores a 2,38 GHz e 1,25 GHz Adreno 740 gráficos
SC8370XP (2 configurações):
- 6 P-cores a 3,4 GHz + 4 E-cores a 2,5 GHz e 1,25 GHz Adreno 740 gráficos
- 6 P-cores a 3,2 GHz + 4 E-cores a 2,5 GHz e 1,1 GHz Adreno 740 gráficos
Segundo o site, o SC8350XP estava em desenvolvimento, mas pode ser cancelado antes do lançamento.
Novamente, provavelmente deveríamos levar todos esses relatórios com cautela. Nada é oficial até que a Qualcomm lance um chip e/ou um fabricante de PC o incorpore em um sistema futuro.
E provavelmente levará um tempo até que realmente saibamos o quão competitivos esses chips serão em relação aos mais recentes processadores Intel, AMD e Apple em termos de desempenho no mundo real.