Diferente das outras fabricantes, que focam apenas no PC, a Qualcomm foca em recursos de IA no dispositivo para smartphones e PCs.
A AMD lançou recentemente sua segunda geração de processadores para PC com unidades de processamento neural integradas, ou NPUs.
E os novos processadores Core Ultra da Intel baseados na arquitetura Meteor Lake também possuem NPUs integrados para IA acelerada por hardware. Portanto, estamos vendo um número crescente de fabricantes de PCs posicionando seus sistemas mais recentes como “PCs de IA”.
Mas os fabricantes de chips baseados em ARM usam NPUs há anos, e a Qualcomm diz que seus próximos chips Snapdragon X Elite para PCs com Windows rodarão em torno dos mais recentes processadores Intel e AMD quando se trata de recursos de IA, com o NPU sozinho capaz de fornecer até 45 TOPS de desempenho de IA.
Contudo, a Qualcomm não está focada apenas em trazer melhorias de IA para PCs. A empresa também continua focando em smartphones e tablets.
Qualcomm foca em recursos de IA no dispositivo para smartphones e PCs
Para colocar esse número de 45 TOPS em perspectiva, a Intel diz que seu processador Core Ultra 7 165H oferece até 34 TOPS de desempenho de IA, enquanto o Ryzen 9 8945HS da AMD pode atingir 39 TOPS.
Mas você só obtém esse nível de desempenho de IA no dispositivo aproveitando o Intel AI Boost NPU e os núcleos de CPU e GPU do chip.
A Qualcomm afirma que ao delegar tarefas relacionadas à IA ao NPU, seu processador Snapdragon X Elite pode não apenas oferecer desempenho mais rápido, mas também desempenho significativamente mais eficiente, levando a uma vida útil mais longa da bateria e deixando outros recursos do computador livres para outras tarefas.
Por exemplo, a Qualcomm diz que um laptop com processador Snapdragon X Elite rodando GIMP com o plugin Stable Diffusion foi capaz de gerar uma imagem em 7,25 segundos que levou 22,26 segundos para ser concluída em um PC semelhante com processador Intel Core Ultra 7 155H.
Neste ponto, muitos dos telefones e PCs que os fabricantes de dispositivos estão posicionando como tendo recursos aprimorados de IA ainda dependem da nuvem para alguns recursos.
Por exemplo, o recurso Magic Eraser do Google, que permite remover objetos indesejados das fotos? Não funcionará sem uma conexão com a Internet.
A Qualcomm afirma que ao fornecer NPUs de alto desempenho em dispositivos móveis como smartphones e laptops, mais desse trabalho pode ser feito no dispositivo.
E isso pode trazer benefícios para a privacidade e segurança do usuário. (seus dados não são enviados para um servidor remoto), bem como o custo (talvez você não precise de uma assinatura de um serviço baseado em nuvem para realizar as mesmas coisas).
Ainda não se sabe se realmente veremos uma explosão de aplicativos de IA projetados para rodar totalmente em seu dispositivo.
Claro, os NPUs em chips móveis só vão melhorar com o tempo, mas muitas empresas parecem estar construindo seus negócios com a ideia de fazer com que os usuários se inscrevam em assinaturas de serviços baseados em nuvem.
Provavelmente não há tanto dinheiro em software que você compra uma vez e usa para sempre (a menos que haja muitas compras ou atualizações no aplicativo, eu acho).
No entanto, a Qualcomm espera ajudar a incentivar os desenvolvedores – a empresa está lançando um novo Qualcomm AI Hub como um local central para os desenvolvedores encontrarem modelos de IA otimizados para implantação nas plataformas Snapdragon e Qualcomm.
Existem mais de 75 modelos de IA otimizados disponíveis, e a Qualcomm afirma que esses modelos otimizados oferecem velocidades de inferência 4 vezes mais rápidas do que os modelos não otimizados.
Enquanto isso, nem tudo que a Qualcomm também está utilizando recursos de IA em alguns dos outros produtos que a empresa está anunciando no MWC 2024 esta semana.
Caso em questão? O novo sistema de modem-RF Snapdragon X80 5G suporta redes 5G-Advanced e comunicações por satélite NB-NTN.
Mas também possui “um acelerador tensor dedicado” que, segundo o fabricante do chip, otimiza o rendimento, a cobertura, a latência, a eficiência energética e o gerenciamento do feixe mmWave, entre outras coisas.
E o novo sistema sem fio móvel Qualcomm FastConnect 7900 aparentemente também usa IA para “se adaptar a casos de uso e ambientes específicos” para otimizar o desempenho, velocidade e eficiência ao usar recursos sem fio WiFi 7, Bluetooth e banda ultra larga.
Finalmente, a Qualcomm também sugeriu uma iniciativa futura para trazer conectividade 5G para smartphones baratos vendidos por US$ 99 ou menos.
Ainda não há muitos detalhes sobre o que isso envolve, mas a empresa divulgou um gráfico descrevendo-o como uma solução autônoma 5G de 2 antenas que pode trazer velocidades de pico até 5X mais rápidas quando comparada com 4G LTE.