Qualcomm está levando o Oryon para smartphones e tablets

Disponíveis inicialmente apenas para processadores para laptops, agora, a Qualcomm está levando o Oryon para smartphones e tablets.

Este ano, a Qualcomm lançou seus primeiros processadores para laptop que são realmente competitivos com os mais recentes chips Intel e AMD, graças à nova arquitetura de CPU Oryon da empresa, que é baseada na tecnologia desenvolvida pela Nubia, uma empresa que a Qualcomm adquiriu há mais de três anos.

Agora, a Qualcomm está trazendo o Oryon para smartphones e tablets. O novo processador Qualcomm Snapdragon 8 Elite está pronto para trazer um grande aumento no desempenho e eficiência para dispositivos móveis.

Qualcomm está levando o Oryon para smartphones e tablets

Qualcomm está levando o Oryon para smartphones e tablets
Qualcomm está levando o Oryon para smartphones e tablets

O novo chip da Qualcomm apresenta uma nova arquitetura para seus núcleos de CPU Prime e Performance: o Snapdragon 8 Elite tem dois núcleos de CPU Prime com suporte para velocidades de até 4,32 GHz e seis núcleos Performance que chegam a 3,53 GHz.

A empresa também está prometendo ganhos em gráficos e desempenho de IA.

Comparado com um processador Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3, a Qualcomm diz que o novo Snapdragon 8 Elite traz:

  • Melhorias na CPU
    • Aumento de 45% no desempenho de núcleo único
    • Aumento de 45% no desempenho multi-core
    • 44% de economia de energia
  • Melhorias na GPU
    • Melhoria geral de 40% nos gráficos
    • Melhoria de 35% no traçado de raios
    • 40% de economia de energia
  • Melhorias na NPU
    • NPU 45% mais rápido
    • Melhoria de 45% no desempenho por watt

No geral, a Qualcomm diz que o novo chip consome cerca de 27% menos energia do que o Snapdragon 8 Gen 3, ao mesmo tempo em que oferece ganhos significativos de desempenho.

Qualcomm está levando o Oryon para smartphones e tablets
Qualcomm está levando o Oryon para smartphones e tablets

Outros recursos incluem um sistema de modem-RF Qualcomm Snapdragon X80 com conectividade 5G para velocidades de download de até 10 Gbps e uploads de até 3,5 Gbps, um sistema sem fio FastConnect 7900 com suporte para “WiFi 7 aprimorado por IA” e suporte de banda ultralarga integrado, suporte para áudio sem perdas de 24 bits e 96 kHz e suporte para taxa de transferência 33% mais rápida.

Embora os novos chips sejam baseados na mesma arquitetura dos processadores Snapdragon X Elite e Snapdragon X Plus para laptop da Qualcomm, tenha em mente que esses chips são projetados para PCs com baterias maiores e melhores sistemas de resfriamento do que você encontrará na maioria dos smartphones.

Portanto, não espere que um telefone com um chip Snapdragon 8 Elite seja capaz de fazer tudo o que um dispositivo com um chip Snapdragon X pode… ou pelo menos não tão rápido ou tão bem.

Mas as linhas entre chips de smartphone, laptop e desktop continuam a ficar cada vez mais tênues.

Dito isso, a Qualcomm está prometendo que os chips suportam uma ampla gama de recursos poderosos, incluindo telefones com telas 4K (a 60 Hz) ou telas de 240 Hz (em resoluções QHD+), captura de fotos de até 320 megapixels (ou captura de vídeo de até 4K a 120 fps) e recursos de fotografia aprimorados por IA, incluindo “Segmentação Ilimitada” que “reconhece e aprimora praticamente qualquer coisa no quadro, incluindo rostos, cabelos, roupas, objetos, fundos e muito mais”.

Alguns dos primeiros dispositivos com chips Snapdragon 8 Elite serão anunciados “nas próximas semanas”, incluindo modelos de empresas como Samsung, Asus, Honor, iQOO, OnePlus, Oppo, RealMe, Vivo e Xiaomi.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.