Qualcomm descontinuou o mini PC Snapdragon Dev Kit

Surpreendendo os desenvolvedores, a Qualcomm descontinuou o mini PC Snapdragon Dev Kit e promete reembolsar pedidos.

O Snapdragon Dev Kit para Windows é um mini PC com um processador Qualcomm Snapdragon X Elite (X1E-001DE) que entrou em pré-venda em agosto por US$ 899. Agora, apenas alguns meses depois, a Qualcomm desligou o pequeno computador.

De acordo com Jeff Geerling e xda-developers, os clientes que encomendaram um da Arrow Electronics agora estão recebendo e-mails informando que a Qualcomm “tomou a decisão de pausar este produto e o suporte a ele, indefinidamente”.

Qualcomm descontinuou o mini PC Snapdragon Dev Kit

Qualcomm descontinuou o mini PC Snapdragon Dev Kit
Qualcomm descontinuou o mini PC Snapdragon Dev Kit

Sim. A Qualcomm descontinuou o mini PC Snapdragon Dev Kit. Claro, a fabricante de chips diz que reembolsará os clientes que já compraram o Snapdragon Dev Kit.

Quando a empresa apresentou o mini PC pela primeira vez no início deste ano, ele foi posicionado como uma ferramenta para desenvolvedores que queriam começar a trabalhar com os novos processadores Snapdragon série X da Qualcomm.

O computador de 8″ x 7″ x 1,3″ é alimentado por um dos chips mais poderosos da Qualcomm até o momento, com 12 núcleos de CPU, uma GPU que oferece até 4,6 TFLOPS de desempenho gráfico e uma unidade de processamento neural de 45 TOPS para IA acelerada por hardware.

Outros recursos incluem 32 GB de memória LPDDR5x, um SSD NVMe de 512 GB, quatro portas USB4, duas portas USB 3.2 Tipo A, um conector de fone de ouvido, Gigabit Ethernet e suporte para WiFi 7 e Bluetooth 5.4.
Qualcomm descontinuou o mini PC Snapdragon Dev Kit
No geral, parece bastante impressionante no papel e, como o mini PC é um pouco mais robusto do que um laptop típico, a Qualcomm permite que o processador funcione a até 80 watts para melhor desempenho sustentado.

Mas, na realidade, a Qualcomm levou mais tempo do que o previsto para começar a enviar o kit de desenvolvimento.

Quando as primeiras unidades estavam prontas para serem enviadas, você já podia comprar laptops com chips semelhantes por menos de US$ 1.000, e modelos de preço ainda mais baixo estão começando a chegar.

Parece provável que os desenvolvedores que realmente querem se molhar trabalhando com os últimos chips de PC da Qualcomm provavelmente ficariam melhor comprando um desses.

Ainda assim, seria legal poder obter um mini PC com os processadores Snapdragon X da Qualcomm. Até agora, a única opção era o Snapdragon Dev Kit, e agora que ele foi descontinuado, não há desktops com esses chips.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.