Uma pesquisa da Red Hat que perguntava “Qual é o seu IDE favorito?” surpreendeu por ter Vim e Emacs em alta, e VSCode também! Confira e entenda.
Fique calmo, tudo tem sua explicação. Na verdade, este artigo trata apenas de um pequeno levantamento que não chega nem perto de refletir a realidade como um todo, mas que pode servir como uma amostra do que se move em círculos de veteranos, entre os quais essas ferramentas de sempre permanecem os mais valorizados.
Qual é o seu IDE favorito? Vim e Emacs em alta, e VSCode também!
Indo ao assunto, estamos falando de uma enquete publicada no blog da Red Hat que no momento desta entrada mal atingiu dois mil votos, mas cujo valor está no site que a publica, não muito popular entre os desenvolvedores comuns, poderia ser dito.
A pergunta é igual ao título: qual é o seu IDE favorito? As respostas possíveis, algumas das mais conhecidas na sua categoria … embora fosse necessário esclarecer a do IDE.
Para resumir, as respostas possíveis incluem aplicativos como Vim, VSCode, Emacs, PyCharm… e essa é a ordem daqueles que receberam mais votos.
A opção de votar em “nenhuma das listagens” ou em “ou” Não uso um IDE “também está incluída.
Outras aplicações que aparecem na lista são Eclipse, Geany ou Atom e uma das dúvidas que me sugerem é o que se entende por IDE hoje em dia, embora vendo o desenvolvimento de VSCode (Visual Studio Code), por exemplo, existe Cada vez menos diferenças entre o modelo clássico e o atual.
Seja como for, o objetivo desta postagem não é discutir o que é considerado um IDE, mas para mostrar os resultados da pesquisa e animar o dia dos veteranos que nos lêem e que, via de regra, não veem com bons olhos o rumo que as novas gerações estão tomando.
Dito isso, você sabe que esta é apenas uma miragem que deixa pouco espaço para esperança. Isso se reflete em pesquisas muito mais massivas, como Stack Overflow, embora possa ser verificado mais facilmente dando um passeio pelo GitHub.
O bom é, por enquanto, que tudo coexiste sem maiores problemas. Veremos no futuro. Mas não é ruim que as “novas” alternativas estejam surgindo: se aparecem, é para alguma coisa e talvez os dinossauros devam tomar nota.
Afinal, qual é geralmente a principal reclamação em torno do VSCode e similares? O rendimento? Então o resto está bem feito … nada a ver com a forma como o Vim ou o Emacs são usados, muito menos sua curva de aprendizado.
Deixo-nos, se assim o desejar, partilhar as suas próprias conclusões sobre o assunto, bem como passo a questão de outrora, com um pequeno acréscimo: qual é o seu “IDE” preferido… e porquê?