A The Qt Company lançou o Qt Creator 9 com suporte experimental a Squish, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Qt Creator é uma IDE multiplataforma que traz consigo a Qt SDK. Esse pacote oferece desenvolvimento de aplicações multiplataforma de maneira fácil e rápida.
Mas o Qt é muito mais do que apenas um SDK de multiplataforma, ele é uma estratégia de tecnologia que permite projetar, desenvolver, implantar e manter software com rapidez e economia, proporcionando uma experiência de usuário perfeita em todos os dispositivos.
Com o Qt, você pode alcançar todas as suas plataformas de destino – desktop e embarcadas – com uma tecnologia e uma base de código, minimizando o tempo de mercado e a carga de manutenção.
O Qt está disponível em um modelo de licenciamento duplo: comercial e livare. Você escolhe o que é certo para suas necessidades.
Agora, a Qt Company lançou formalmente o Qt Creator 8 como sua versão mais recente deste ambiente de desenvolvimento integrado voltado para Qt/C++.
Novidades do Qt Creator 9
O Qt Creator 9 está aqui cerca de quatro meses após o Qt Creator 8 e apresenta suporte experimental ao Squish por meio de um novo plug-in que permite abrir suítes de teste Squish existentes, criar novas suítes de teste e casos de teste, registrar casos de teste, executar suítes ou casos de teste e visualizar o resulta na saída do Squish usando o Squish Runner and Server.
O novo plug-in também permite definir pontos de interrupção antes de executar testes, caso você queira forçá-los a parar em determinados locais e inspecionar variáveis locais.
Como este é um plugin experimental, você precisa ativá-lo manualmente em Ajuda > Sobre Plugins > Utilitários > Squish.
Entre várias melhorias de desempenho, a versão Qt Creator 9 aprimora os recursos de edição do IDE com uma nova opção que permite visualizar o recuo (marcado com uma linha vertical) em documentos, bem como alterar o espaçamento entre linhas.
Você pode configurar essas duas novas opções em Editor de texto > Exibição e Editor de texto > Fontes e cores, respectivamente.
Para C++, esta versão permite usar uma única instância do Clangd para uma sessão inteira, em vez de uma instância por projeto, o que pode ser útil quando você tem vários projetos abertos, intimamente relacionados, na mesma sessão.
Além disso, o Qt Creator 9 vem com uma nova opção no Clangd 15 que permite definir a prioridade do thread de segundo plano do Clangd e editar diretamente a configuração do estilo de código C++ na caixa de diálogo Preferências.
Para QML, esta versão melhora a abertura de arquivos QML do diretório de compilação em vez do diretório de origem ao seguir símbolos e garante que os pontos de interrupção e a posição do cursor não sejam mais perdidos ao usar o recurso de reformatação.
Para o CMake, esta versão apresenta suporte para configurar e criar predefinições, incluindo condições e arquivos de cadeia de ferramentas, bem como a capacidade de alterar o ambiente usado para executar o CMake no momento da configuração no modo Projetos.
Por último, mas não menos importante, o Qt Creator adiciona um navegador de arquivos para seu suporte ao Docker para acessar arquivos e diretórios remotos e melhora a detecção automática no controle remoto e no assistente do dispositivo.
Além disso, agora é possível definir dispositivos Linux remotos como o dispositivo de compilação de um kit.
Mais detalhes sobre o Qt Creator 9 podem ser encontrados no anúncio de lançamento.
Como instalar ou atualizar
Você pode baixar o Qt Creator 9 no site oficial (download direto) como um binário .run (precisa ser tornado executável com chmod a+x
) que você pode instalar facilmente em sua distribuição GNU/Linux com alguns cliques do mouse.
Ou
Para instalar a versão mais recente do Qt Creator nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a IDE Qt Creator no Linux via Flatpak
Os comentários estão encerrado.