Qt Creator 7 lançado com Clangd como o back-end padrão

A The Qt Company lançou o Qt Creator 7 com Clangd como o back-end padrão, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Qt Creator é uma IDE multiplataforma que traz consigo a Qt SDK. Esse pacote oferece desenvolvimento de aplicações multiplataforma de maneira fácil e rápida.

Mas o Qt é muito mais do que apenas um SDK de multiplataforma, ele é uma estratégia de tecnologia que permite projetar, desenvolver, implantar e manter software com rapidez e economia, proporcionando uma experiência de usuário perfeita em todos os dispositivos.

Com o Qt, você pode alcançar todas as suas plataformas de destino – desktop e embarcadas – com uma tecnologia e uma base de código, minimizando o tempo de mercado e a carga de manutenção.

O Qt está disponível em um modelo de licenciamento duplo: comercial e livre. Você escolhe o que é certo para suas necessidades.

Agora, a Qt Company lançou formalmente o Qt Creator 7 como sua versão mais recente deste ambiente de desenvolvimento integrado voltado para Qt/C++.

Novidades do Qt Creator 7

Qt Creator 7 lançado com Clangd como o back-end padrão
Qt Creator 7 lançado com Clangd como o back-end padrão

Chegando quase quatro meses após o Qt Creator 6, o lançamento do Qt Creator 7 está aqui para mudar o back-end padrão para Clangd, bem como para fazer uso da coleção LLVM 14 lançada recentemente de compiladores modulares e reutilizáveis ​​e tecnologias de cadeia de ferramentas para suporte a C++.

O Qt Creator 7 usa o Clangd para preenchimento de código e realce no documento atual, bem como para indexação global.

No entanto, se você tiver algum problema com a indexação global do Clangd, os desenvolvedores recomendam que você desative o recurso em C++ > Clangd > Ativar indexação em segundo plano.

Sobre isso, Eike Ziller disse que:

“Desativar completamente o uso do Clangd também é possível nessa página. Nesse caso, nosso indexador integrado é usado para o índice global e libclang para o documento atual, como nas versões anteriores do Qt Creator.”

Aqueles que usam o plug-in ClangFormat devem estar cientes do fato de que suas configurações foram mescladas nas configurações de estilo de código não ClangFormat.

O Qt Creator 7 também traz grandes melhorias para a configuração do CMake no modo Projetos, torna o C++17 o padrão C++ padrão para novos projetos, melhora a detecção automática de cadeias de ferramentas e melhora os tempos de inicialização em determinadas configurações, removendo chamadas desnecessárias do compilador na inicialização.

A interface do usuário foi atualizada com itens de menu “Novo arquivo” e “Novo projeto” separados em vez de um único item de menu “Novo arquivo ou projeto”.

Além disso, as notificações de atualização do Qt Creator agora incluem novas versões menores do Qt e lançamentos de patches para a versão mais recente do Qt disponível.

Para usuários de Linux, esta é a primeira versão do Qt IDE a enviar o backend Wayland para Qt.

No entanto, ele não é usado por padrão em desktops GNOME que usam Wayland, mas os usuários podem forçá-lo definindo a variável de ambiente QT_QPA_PLATFORM=wayland.

Entre outras mudanças dignas de nota, o Qt Creator 7 atualiza o analisador QML para a versão mais recente do Qt, adiciona uma opção para o NDK padrão no Android e melhora a detecção de plataformas NDK disponíveis para NDKs recentes e adiciona suporte experimental ao Docker no macOS.

Mais detalhes sobre o Qt Creator 7 podem ser encontrados no anúncio de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Você pode baixar o Qt Creator 7 no site oficial (download direto) como um binário .run (precisa ser tornado executável) que você pode instalar facilmente em sua distribuição Linux com alguns cliques do mouse.

Ou

Para instalar a versão mais recente do Qt Creator nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a IDE Qt Creator no Linux via Flatpak

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.