Qt Creator 6 lançado com inicialização separada de processos externos

A The Qt Company lançou o Qt Creator 6 com inicialização separada de processos externos, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Qt Creator é uma IDE multiplataforma que traz consigo a Qt SDK. Esse pacote oferece desenvolvimento de aplicações multiplataforma de maneira fácil e rápida.

Mas o Qt é muito mais do que apenas um SDK de multiplataforma, ele é uma estratégia de tecnologia que permite projetar, desenvolver, implantar e manter software com rapidez e economia, proporcionando uma experiência de usuário perfeita em todos os dispositivos.

Com o Qt, você pode alcançar todas as suas plataformas de destino – desktop e embarcadas – com uma tecnologia e uma base de código, minimizando o tempo de mercado e a carga de manutenção.

O Qt está disponível em um modelo de licenciamento duplo: comercial e livre. Você escolhe o que é certo para suas necessidades.

Agora, a Qt Company lançou formalmente o Qt Creator 6 como sua versão mais recente deste ambiente de desenvolvimento integrado voltado para Qt/C++.

Novidades do Qt Creator 6

Qt Creator 6 lançado com inicialização separada de processos externos

Baseado na série Qt 6.2 LTS do popular kit de ferramentas de widget para a criação de interfaces gráficas de usuário para aplicativos de plataforma cruzada, o Qt Creator 6 está aqui um pouco mais de três meses após o Qt Creator 5 com vários novos recursos e muitas melhorias para desenvolvedores de aplicativos Qt.

Os destaques do Qt Creator 6 incluem a inicialização separada de processos externos, como as ferramentas de construção, clang-tidy e outras ferramentas, para evitar problemas no Linux, suporte para edição multi-cursor geral e suporte para importação e exportação de configurações de fonte no editor de texto, Modelo de código C++ baseado em LLVM 13, bem como suporte completo para edição de C++ com Clangd.

Também há suporte para a opção de realce de cores para namespaces para C++, junto com uma opção para salvar arquivos abertos automaticamente após a refatoração, assistentes simplificados para QML, bem como uma opção para cancelar a renomeação de arquivos e fechar todos os projetos, exceto um nos Projetos. visualizar o menu de contexto.

Ele também adiciona uma opção para Mostrar HEAD ao alterar um commit para Git, adiciona uma opção para executar testes sem implantação para integração de teste, adiciona uma página de opções para CTest, adiciona suporte inicial para MCU SDK 2.0 e adiciona suporte para máquinas Apple M1.

Outra mudança interessante neste lançamento é o fato de que o Qt Quick Designer integrado agora está desabilitado por padrão como uma primeira etapa para fornecer aos desenvolvedores de aplicativos um fluxo de trabalho integrado entre o Qt Design Studio e o Qt Creator. Como tal, o Qt Creator agora abrirá arquivos .ui.qml no Qt Design Studio.

David Schulz disse que:

“Este é um passo em direção a um fluxo de trabalho mais integrado entre o Qt Design Studio e o Qt Creator. O Qt Quick Designer ainda está lá, você pode habilitá-lo manualmente novamente verificando o plugin QmlDesigner em Ajuda> Sobre Plugins.”

Entre outras mudanças dignas de nota, o Qt Creator 6 adiciona uma opção “Mostrar na visualização do sistema de arquivos” ao menu de contexto da árvore de Projetos, adiciona uma função de pesquisa global para “Arquivos em todos os diretórios do projeto” ao escopo Pesquisa avançada e melhora o suporte para construção e executando em contêineres Docker, aceitando caminhos de arquivos remotos em mais lugares dentro do aplicativo.

Além disso, o Qt Creator 6 remove os nós de cabeçalhos especiais de projetos CMake e melhora a maneira como o suporte do CMake lida com arquivos de cabeçalho mencionados nas fontes de destino.

Os desenvolvedores recomendam adicionar cabeçalhos às fontes de destino para ajudar o Qt Creator e outras ferramentas a “fazer a coisa certa”.

Mais detalhes sobre o Qt Creator 6 podem ser encontrados no anúncio de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Você pode baixar o Qt Creator 6 no site oficial (download direto) como um binário .run (precisa ser tornado executável) que você pode instalar facilmente em sua distribuição GNU / Linux com alguns cliques do mouse.

Ou

Para instalar a versão mais recente do Qt Creator nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a IDE Qt Creator no Linux via Flatpak

Deixe um comentário

Sair da versão mobile