A The Qt Company lançou o Qt Creator 4.13 Beta com integração com o Meson Build System e mais. Confira as novidades desse importante snapshot.
Qt Creator é uma IDE multiplataforma que traz consigo a Qt SDK. Esse pacote oferece desenvolvimento de aplicações multiplataforma de maneira fácil e rápida.
Mas o Qt é muito mais do que apenas um SDK de multiplataforma, ele é uma estratégia de tecnologia que permite projetar, desenvolver, implantar e manter software com rapidez e economia, proporcionando uma experiência de usuário perfeita em todos os dispositivos.
Com o Qt, você pode alcançar todas as suas plataformas de destino – desktop e embarcadas – com uma tecnologia e uma base de código, minimizando o tempo de mercado e a carga de manutenção.
O Qt está disponível em um modelo de licenciamento duplo: comercial e livre. Você escolhe o que é certo para suas necessidades.
Agora, a primeira versão beta pública do próximo ambiente de desenvolvimento integrado do Qt Creator 4.13 está disponível para teste.
Novidades do Qt Creator 4.13 Beta
O primeiro destaque é que o Qt Creator 4.13 está finalmente oferecendo suporte ao sistema de compilação Meson com esse IDE.
O Qt Creator finalmente poderá gerenciar projetos com o sistema de compilação Meson, cada vez mais comum e difundido, que quando emparelhado com o Ninja é conhecido por suas velocidades de compilação muito mais rápidas do que as do Autotools.
Além disso, o suporte ao IncrediBuild também foi atualizado.
O Qt Creator 4.13 também atualiza seu modelo de código C++ em relação ao LLVM 10 para obter uma melhor cobertura C++ 20, atualizações em sua implementação LSP (Language Server Protocol), melhorias em Python, atualizações de compilação do CMake, melhorias no desenvolvimento do Android, suporte para a estrutura de teste Catch2 e outras melhorias.
Mais detalhes sobre o release candidate do Qt Creator 4.13 Beta podem ser encontrados no blog.qt.io.
- Como executar um arquivo Python no Linux (.py)
- Como instalar a IDE PyCharm no Ubuntu, Debian e derivados
- Como instalar o AdoptOpenJDK no Fedora e derivados
- Como instalar o Python 3.8 no Linux compilando o código fonte