Qt Creator 14 lançado com suporte para plug-ins baseados em Lua

E foi lançado o Qt Creator 14 com suporte para plug-ins baseados em Lua, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Qt Creator é uma IDE multiplataforma que traz consigo a Qt SDK. Esse pacote oferece desenvolvimento de aplicações multiplataforma de maneira fácil e rápida.

Mas o Qt é muito mais do que apenas um SDK de multiplataforma, ele é uma estratégia de tecnologia que permite projetar, desenvolver, implantar e manter software com rapidez e economia, proporcionando uma experiência de usuário perfeita em todos os dispositivos.

Com o Qt, você pode alcançar todas as suas plataformas de destino – desktop e embarcadas – com uma tecnologia e uma base de código, minimizando o tempo de mercado e a carga de manutenção.

O Qt está disponível em um modelo de licenciamento duplo: comercial e livre. Você escolhe o que é certo para suas necessidades.

Agora, a Qt Company lançou formalmente o Qt Creator 14 como sua versão mais recente deste ambiente de desenvolvimento integrado voltado para Qt/C++.

Novidades do Qt Creator 14

Qt Creator 14 lançado com suporte para plug-ins baseados em Lua
Qt Creator 14 lançado com suporte para plug-ins baseados em Lua

Chegando mais de três meses e meio após o Qt Creator 13, o lançamento do Qt Creator 14 introduz suporte para plug-ins baseados em Lua, o que permite aos desenvolvedores estender os recursos do Qt Creator sem compilar plug-ins C++ para todas as plataformas suportadas.

APIs serão fornecidas para tarefas como registro de servidores de idiomas, ações e preferências.

O Qt Creator 14 também introduziu uma interface de usuário mais agradável para gerenciar plug-ins através do modo Extensões, a capacidade de alternar entre mostrar e ocultar os kits desabilitados para seus projetos no modo Projetos, bem como suporte para abrir um diretório como um projeto através do novo Menu Arquivo > Abrir espaço de trabalho.

Segundo os desenvolvedores:

“Um arquivo de projeto .qtcreator/project.json no diretório é usado para definir um nome e filtros de exclusão de arquivo. Isso também é útil se você deseja configurar um servidor de linguagem que precisa de um diretório de projeto para funcionar corretamente”.

Entre outras mudanças dignas de nota, o Qt Creator 14 adiciona opções para pesquisa avançada e para pesquisa em documentos salvos na sessão, a capacidade de definir configurações de modelo de código C++ e configurações de CMake por projeto, juntamente com suporte para definir configurações de CMake e depuradores diretamente de as predefinições do CMake.

Esta versão também adiciona várias novas ações de refatoração C++, como “Converter chamada de função para invocação de metamétodo Qt”, “Mover classe para um conjunto dedicado de arquivos de origem” e “Reordenar definições de função de membro de acordo com a ordem de declaração”.

Além disso, melhora o suporte para enums QML, aumenta a disponibilidade da refatoração “Adicionar chaves”, corrige problemas com macros C++ e habilita o servidor de linguagem QML como back-end padrão para o modelo de código QML para Qt 6.8 e posterior .

Por último, mas não menos importante, o Qt Creator 14 torna possível usar o servidor de linguagem QML para versões anteriores do Qt, bem como usar o servidor de linguagem do Qt 6.8 ou posterior para projetos que usam uma versão anterior do Qt.

Claro, existem inúmeras outras pequenas melhorias e correções de bugs no Qt Creator 14.

Mais detalhes sobre o Qt Creator 14 podem ser encontrados no anúncio de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Você pode baixar o Qt Creator 14 no site oficial (download direto) como um binário .run (precisa ser tornado executável com chmod a+x ) que você pode instalar facilmente em sua distribuição GNU/Linux com alguns cliques do mouse.

Ou

Para instalar a versão mais recente do Qt Creator nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a IDE Qt Creator no Linux via Flatpak

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.