A The Qt Company lançou o Qt Creator 12 com o plug-in Compiler Explorer, e mais, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Qt Creator é uma IDE multiplataforma que traz consigo a Qt SDK. Esse pacote oferece desenvolvimento de aplicações multiplataforma de maneira fácil e rápida.
Mas o Qt é muito mais do que apenas um SDK de multiplataforma, ele é uma estratégia de tecnologia que permite projetar, desenvolver, implantar e manter software com rapidez e economia, proporcionando uma experiência de usuário perfeita em todos os dispositivos.
Com o Qt, você pode alcançar todas as suas plataformas de destino – desktop e embarcadas – com uma tecnologia e uma base de código, minimizando o tempo de mercado e a carga de manutenção.
O Qt está disponível em um modelo de licenciamento duplo: comercial e livre. Você escolhe o que é certo para suas necessidades.
Agora, a Qt Company lançou formalmente o Qt Creator 12 como sua versão mais recente deste ambiente de desenvolvimento integrado voltado para Qt/C++.
Novidades do Qt Creator 12
O Qt Creator 12 chega quatro meses depois do Qt Creator 11 e apresenta vários novos recursos, começando com a integração do Compiler Explorer criado por Matt Godbolt.
Com isso, o Qt Creator pedirá ao Compiler Explorer para compilar e executar o código, gerar o assembly e mostrar o resultado.
O plugin Compiler Explorer pode ser acessado em Ferramentas > Compiler Explorer > Open Compiler Explorer e pode ser usado com vários editores.
Você também pode configurar compiladores diferentes para usar o plugin Compiler Explorer, que está desabilitado por padrão e precisa ser habilitado em Ajuda > Sobre Plugins > CompilerExplorer.
Qt Creator 12 também introduz um plugin ScreenRecorder para finalmente permitir que você grave sua tela para relatórios de bugs, compartilhamento, postagens de blog, etc.
Assim como o plugin Compiler Explorer, o plugin ScreenRecorder está desabilitado por padrão e precisa ser habilitado em Ajuda > Sobre Plugins > Gravador de tela.
Além disso, esta versão introduz depuração e criação de perfil para CMake 3.27 e posterior por meio do Debug Adapter Protocol (DAP), permitindo definir pontos de interrupção nos arquivos CMake do seu projeto, bem como depurar o processo de configuração do CMake.
A funcionalidade de depuração do CMake pode ser ativada em Depurar > Iniciar depuração > Iniciar depuração do CMake.
A partir desta versão, o Qt Creator também permite iniciar o CMake no modo de criação de perfil por meio da nova opção Analisar > CMake Profiler. Os resultados serão abertos no visualizador de arquivos de rastreamento do Qt Creator.
Também para o CMake, esta versão melhora o editor para arquivos CMake com novas funcionalidades como suporte a macro, salto para função, definições de alvo e pacote, dicas de ajuda, bem como preenchimento expandido.
Qt Creator 12 também adiciona suporte para LLVM 17.0.1 ao Clangd e às ferramentas de análise Clang, adiciona botões para estilos de texto ao editor Markdown, adiciona suporte de proxy à integração do Copilot, adiciona configurações específicas do projeto para nomenclatura de arquivos C++ e comentários de documentação e permite a detecção automática de instalações PySide.
Várias correções e extensões também foram adicionadas para operações de refatoração C++, e o Qt Creator 12 promete melhorar significativamente o desempenho de inicialização em várias configurações.
Mais detalhes sobre o Qt Creator 12 podem ser encontrados no anúncio de lançamento.
Como instalar ou atualizar
Você pode baixar o Qt Creator 12 no site oficial (download direto) como um binário .run (precisa ser tornado executável com chmod a+x
) que você pode instalar facilmente em sua distribuição GNU/Linux com alguns cliques do mouse.
Ou
Para instalar a versão mais recente do Qt Creator nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a IDE Qt Creator no Linux via Flatpak