A The Qt Company lançou o Qt Creator 10 com suporte a LLVM 16, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Qt Creator é uma IDE multiplataforma que traz consigo a Qt SDK. Esse pacote oferece desenvolvimento de aplicações multiplataforma de maneira fácil e rápida.
Mas o Qt é muito mais do que apenas um SDK de multiplataforma, ele é uma estratégia de tecnologia que permite projetar, desenvolver, implantar e manter software com rapidez e economia, proporcionando uma experiência de usuário perfeita em todos os dispositivos.
Com o Qt, você pode alcançar todas as suas plataformas de destino – desktop e embarcadas – com uma tecnologia e uma base de código, minimizando o tempo de mercado e a carga de manutenção.
O Qt está disponível em um modelo de licenciamento duplo: comercial e livare. Você escolhe o que é certo para suas necessidades.
Agora, a Qt Company lançou formalmente o Qt Creator 10 como sua versão mais recente deste ambiente de desenvolvimento integrado voltado para Qt/C++.
Novidades do Qt Creator 10
Chegando mais de quatro meses após o Qt Creator 9, o Qt Creator 10 apresenta novos recursos, como a capacidade de arrastar temporariamente os detalhes do progresso para fora da área visível e suporte para a opção “Abrir como pop-up centralizado” para lembrar o último termo de pesquisa digitado no campo de entrada.
Além disso, o Qt Creator agora adapta automaticamente as inclusões e referências ao renomear arquivos .ui ou o formulário definido em um arquivo .ui para projetos C++, adiciona uma nova ação “Find Unused Functions” em Tools > C++ para ajudá-lo a encontrar código morto em seu Projetos C++ e adiciona uma visualização de Hierarquia de Chamadas para todos os servidores de idiomas.
Esta versão também adiciona suporte para a mais recente infraestrutura do compilador LLVM 16 para melhorar ainda mais o suporte a C++ 20 no Clang, bem como a interação entre o Qt Creator e o Clangd. Também para suporte a C++, o Qt Creator 10 habilita o plug-in ClangFormat por padrão para indentação.
O suporte ao CMake também foi aprimorado no Qt Creator 10 com suporte para includes, a estratégia externa para arquitetura e conjunto de ferramentas e a variável pathListSep, uma nova opção em CMake > Formatter para usar cmake-format para formatar arquivos relacionados ao CMake e um novo Etapa de implantação que você pode adicionar à configuração do projeto em Projetos > Configurações de execução > Adicionar etapa de implantação.
Além disso, esta versão adiciona suporte para lidar com o modelo de código remotamente via Clangd remoto ao construir em um dispositivo Docker, atualiza o plug-in ClangFormat para também funcionar em arquivos remotos em um contêiner Docker e permite navegar diretamente no sistema de arquivos em alvos remotos.
Mais detalhes sobre o Qt Creator 10 podem ser encontrados no anúncio de lançamento.
Como instalar ou atualizar
Você pode baixar o Qt Creator 10 no site oficial (download direto) como um binário .run (precisa ser tornado executável com chmod a+x
) que você pode instalar facilmente em sua distribuição GNU/Linux com alguns cliques do mouse.
Ou
Para instalar a versão mais recente do Qt Creator nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a IDE Qt Creator no Linux via Flatpak
Os comentários estão encerrado.