E foi lançado o Qt 6.7 com muitas melhorias. Confira as novidades dessa importante atualização do software.
Criado inicialmente pela empresa norueguesa Trolltech, Qt é um framework multiplataforma para desenvolvimento de interfaces gráficas em C++.
Com essa ferramenta é possível desenvolver aplicativos e bibliotecas uma única vez e compilá-los para diversas plataformas, sem que seja necessário alterar o código fonte.
Enfim, Qt é um framework multiplataforma para desenvolvimento de interfaces gráficas em C++ criado pela empresa norueguesa Trolltech.
Com ele é possível desenvolver aplicativos e bibliotecas uma única vez e compilá-los para diversas plataformas sem que seja necessário alterar o código fonte.
Qt é utilizado largamente no ambiente desktop KDE e na antiga plataforma para dispositivos móveis da Nokia, Maemo (também livre), além do BlackBerry 10 e diversos softwares conhecidos e outros internos por grandes empresas não só da área de tecnologia como Google, HP e Adobe, mas também dos mais variados setores como Disney, DreamWorks SKG, Lucasfilm, Siemens, Volvo, NASA, ESA, Philips, Samsung e Panasonic.
Agora, a Qt Company anunciou o lançamento do Qt 6.7.
Novidades do Qt 6.7
O Qt 6.7 foi lançado como a mais nova atualização de recurso para este kit de ferramentas multiplataforma com foco comercial.
O Qt 6.7 traz muitos novos recursos para este kit de ferramentas amplamente utilizado, incluindo:
- Preparações de suporte para C++20.
- O módulo Qt Graphs teve muitas melhorias para gráficos 3D, bem como suporte de visualização de tecnologia para criação de gráficos 2D.
- O módulo Qt GUI QFont possui novas APIs para trabalhar com fontes variáveis.
- QNetworkRequestFactory está em formato de visualização de tecnologia como uma classe de conveniência para criar solicitações de rede. Há também QRestAccessManager e QRestReply como novas classes de visualização de tecnologia na Qt Network para casos de uso RESTful.
- Numerosas adições rápidas ao Qt.
- O módulo Qt SVG adicionou suporte para alguns elementos do padrão SVG 1.1.
- Qt 6.7 no Windows adicionou um estilo Windows 11.
- Qt 6.7 no Wayland agora tem um QNativeInterface::QWaylandScreen para acessar o objeto Wayland subjacente de um QScreen.
- Qt no WebAssembly tem suporte para arrastar e soltar. OpenGL ES 3 e WebGL2 também são agora o padrão para Qt no WebAssembly.
Para mais detalhes sobre o lançamento do Qt 6.7, acesse o Qt.io.