E foi lançado o Qt 6.7 Beta 1 com suporte a fontes variáveis, e mais. Confira as novidades desse primeiro beta do software.
Criado inicialmente pela empresa norueguesa Trolltech, Qt é um framework multiplataforma para desenvolvimento de interfaces gráficas em C++.
Com essa ferramenta é possível desenvolver aplicativos e bibliotecas uma única vez e compilá-los para diversas plataformas, sem que seja necessário alterar o código fonte.
Enfim, Qt é um framework multiplataforma para desenvolvimento de interfaces gráficas em C++ criado pela empresa norueguesa Trolltech.
Com ele é possível desenvolver aplicativos e bibliotecas uma única vez e compilá-los para diversas plataformas sem que seja necessário alterar o código fonte.
Qt é utilizado largamente no ambiente desktop KDE e na antiga plataforma para dispositivos móveis da Nokia, Maemo (também livre), além do BlackBerry 10 e diversos softwares conhecidos e outros internos por grandes empresas não só da área de tecnologia como Google, HP e Adobe, mas também dos mais variados setores como Disney, DreamWorks SKG, Lucasfilm, Siemens, Volvo, NASA, ESA, Philips, Samsung e Panasonic.
Agora, a Qt Company anunciou o lançamento do Qt 6.7 Beta 1 enquanto se prepara para seu lançamento final.
Novidades do Qt 6.7 Beta 1
A primeira versão beta do kit de ferramentas Qt 6.7 já está disponível para alguns testes durante as férias.
O Qt 6.7 traz consigo o QSpan como uma reimplementação do std::span do C++20, novas classes no módulo Qt GRPC para chamadas de streaming bidirecionais, suporte para carregamento de fontes variáveis de aplicativos, novos recursos QML, Qt Quick tem um novo renderizador de texto que produzirá melhores resultados para renderizar texto muito grande, suporte preliminar para incorporar QWindows em uma cena Qt Quick, novas APIs Qt WebEngine e o módulo Qt SVG agora suporta alguns elementos do SVG 1.1.
O Qt 6.7 Beta também adiciona uma classe QRhiWidget como uma prévia técnica para renderização de gráficos 3D por meio de qualquer API gráfica acelerada por hardware suportada pelo Qt, como OpenGL, Vulkan, Direct3D e Metal.
O Qt 6.7 está previsto para ser lançado em meados de março, enquanto quatro betas e um release candidate são esperados antes desse ponto.
Para mais detalhes sobre o lançamento do Qt 6.7 Beta 1, acesse o Qt.io.