E foi lançado o Qt 6.6 Toolkit com Wayland mais robusto, e muito mais. Confira as novidades desse importante lançamento.
Criado inicialmente pela empresa norueguesa Trolltech, Qt é um framework multiplataforma para desenvolvimento de interfaces gráficas em C++.
Com essa ferramenta é possível desenvolver aplicativos e bibliotecas uma única vez e compilá-los para diversas plataformas, sem que seja necessário alterar o código fonte.
Qt é utilizado largamente no ambiente desktop KDE e na antiga plataforma para dispositivos móveis da Nokia, Maemo (também livre), além do BlackBerry 10 e diversos softwares conhecidos e outros internos por grandes empresas não só da área de tecnologia como Google, HP e Adobe, mas também dos mais variados setores como Disney, DreamWorks SKG, Lucasfilm, Siemens, Volvo, NASA, ESA, Philips, Samsung e Panasonic.
Qt é mantido pelo Qt Project, uma iniciativa de software livre envolvendo desenvolvedores individuais e provenientes de empresas como Nokia, Digia e outras.
Agora, a The Qt Company lançou o branch estável do Qt 6.6.
Novidades do Qt 6.6
Sim. O kit de ferramentas Qt 6.6 foi lançado como a mais nova atualização de seis meses para este kit de ferramentas de plataforma cruzada de código aberto.
O Qt 6.6 traz um novo módulo, Qt Graphs, oferecido em uma visualização técnica neste ciclo para combinar funcionalidades anteriormente encontradas com os módulos separados Qt DataVisualization e Qt Charts.
O Qt 6.6 está definido para trazer muitos novos recursos, incluindo uma experiência de composição Wayland mais robusta, suporte ao módulo Qt GUI para acesso direto aos recursos OpenType de fontes usadas, a família de classes QRhi para a interface de hardware de renderização Qt agora está totalmente documentada, o módulo Qt Quick Shapes adiciona um back-end de renderização de curva experimental, suporte para importação de arquivos PLY com Qt Quick 3D, suporte inicial de Render Extensions para Qt Quick 3D, Qt SQL adiciona um plug-in Mimer SQL e melhorias no Qt TextToSpeech.
Para mais detalhes sobre o lançamento do Qt 6.6, acesse o Qt.io.