E foi lançado o Qt 6.6.1 Toolkit com mais de 400 correções de bugs, e mais. Confira as novidades desse importante lançamento.
Criado inicialmente pela empresa norueguesa Trolltech, Qt é um framework multiplataforma para desenvolvimento de interfaces gráficas em C++.
Com essa ferramenta é possível desenvolver aplicativos e bibliotecas uma única vez e compilá-los para diversas plataformas, sem que seja necessário alterar o código fonte.
Qt é utilizado largamente no ambiente desktop KDE e na antiga plataforma para dispositivos móveis da Nokia, Maemo (também livre), além do BlackBerry 10 e diversos softwares conhecidos e outros internos por grandes empresas não só da área de tecnologia como Google, HP e Adobe, mas também dos mais variados setores como Disney, DreamWorks SKG, Lucasfilm, Siemens, Volvo, NASA, ESA, Philips, Samsung e Panasonic.
Qt é mantido pelo Qt Project, uma iniciativa de software livre envolvendo desenvolvedores individuais e provenientes de empresas como Nokia, Digia e outras.
Agora, a The Qt Company lançou o branch estável do Qt 6.6.1.
Novidades do Qt 6.6.1
Em outubro, o Qt 6.6 foi lançado com a introdução do Qt Graphs, suporte mais robusto ao Wayland, vários aprimoramentos de renderização e muito mais.
Agora foi lançado o Qt 6.6.1 com mais de quatrocentos bugs resolvidos.
O Qt 6.6.1 é estritamente um lançamento de ponto de manutenção com correção de centenas de bugs como resultado de todos os novos recursos introduzidos no Qt 6.6.
O anúncio de lançamento de Jani Heikkinen do Qt observa que há mais de 400 correções de bugs, bem como atualizações de segurança para encontrar neste primeiro lançamento pontual.
Enquanto isso, o Qt 6.6.2 deverá ser lançado em janeiro. Para usuários de suporte de longo prazo do Qt, no mês passado o Qt 6.5 mudou para sua fase LTS somente comercial.
Olhando para o próximo lançamento de recurso, o Qt 6.7 deverá ser lançado no final de março. O congelamento de plataforma e módulo começou para o Qt 6.7 há alguns dias e o congelamento de recursos acontecerá na próxima semana, seguido pela ramificação.
Por fim, o Qt 6.7 Beta 1 deve ser lançado em meados de dezembro.
Para mais detalhes sobre o lançamento do Qt 6.6.1, acesse o Qt.io.