E foi lançado o Qt 6.5 com várias correções e melhorias, e muito mais. Confira as novidades desse importante lançamento.
Criado inicialmente pela empresa norueguesa Trolltech, Qt é um framework multiplataforma para desenvolvimento de interfaces gráficas em C++.
Com essa ferramenta é possível desenvolver aplicativos e bibliotecas uma única vez e compilá-los para diversas plataformas, sem que seja necessário alterar o código fonte.
Agora, a The Qt Company lançou o branch estável do Qt 6.5.
Novidades do Qt 6.5
Sim. A Qt Company anunciou há alguns dias o lançamento da nova versão do framework “Qt 6.5”, na qual o trabalho continua para estabilizar e aumentar a funcionalidade da ramificação Qt 6.
O Qt 6.5 recebeu o status de uma versão LTS, dentro da qual as atualizações serão lançadas para usuários de licenças comerciais dentro de três anos (para o restante, as atualizações serão lançadas seis meses antes da formação da próxima versão principal).
O suporte para a ramificação LTS anterior do Qt 6.2 durará até 30 de setembro de 2024. A ramificação Qt 5.15 continuará até maio de 2025.
Nesta nova versão lançada do QT 6.5, destaca-se que o módulo Qt Quick 3D Physics, que fornece uma API para simulação de processos físicos que podem ser usados com Qt Quick 3D para interação realista e movimento de objetos em cenas 3D, foi foram estabilizados e tornados totalmente compatíveis. A implementação é baseada no motor PhysX.
Outra das mudanças que se destaca na nova versão é que foi adicionado o suporte para o modo escuro do design do Windows, bem como uma aplicação automática do design escuro ativado no sistema e configuração de molduras e título se o aplicativo usar um estilo que não altera a paleta.
Em um aplicativo, você pode personalizar sua própria reação às alterações do tema do sistema processando a propriedade QStyleHints::colorScheme.
No Qt Quick Controls, o estilo Material para Android foi alinhado com as recomendações do Material 3, além de um estilo completo ter sido implementado para iOS, e APIs foram adicionadas para alterar a aparência (por exemplo, containerStyle para TextField ou TextArea, ou roundedScale para botões e pop-ups).
Para Wayland, a API QNativeInterface::QWaylandApplication foi adicionada para acessar diretamente objetos nativos Wayland que são usados em funções Qt internas, bem como para acessar informações sobre ações recentes do usuário, que podem precisar ser passadas para extensões de protocolo Wayland.
A nova API é implementada no namespace QNativeInterface, que também fornece chamadas para acessar as APIs nativas das plataformas X11 e Android.
Além disso, é também de referir que foi adicionado suporte para a plataforma Android 12 e, apesar de alterações significativas neste ramo, foi mantida a capacidade de criar assemblies universais para Android, que podem funcionar em dispositivos com diferentes versões do Android, começando com o Android 8.
A pilha Boot2Qt foi atualizada e pode ser usada para criar sistemas móveis inicializáveis com um ambiente baseado em Qt e QML. O ambiente do sistema no Boot2Qt foi atualizado para a plataforma Yocto 4.1 (Langdale).
Os pacotes para Debian 11 começaram e são suportados comercialmente.
Os recursos da plataforma WebAssembly foram estendidos, permitindo que você crie aplicativos Qt que são executados em um navegador da Web e são portáteis entre diferentes plataformas de hardware.
Aplicações construídas para a plataforma WebAssembly, graças à compilação JIT, rodam com desempenho próximo ao código nativo, podem utilizar Qt Quick, Qt Quick 3D e as ferramentas de visualização disponíveis no Qt.
A nova versão adiciona suporte para renderização de vídeo e uso de ferramentas desabilitadas em widgets.
O mecanismo da web Qt WebEngine foi atualizado para a base de código Chromium 110, além de no Linux, o suporte para renderização de vídeo acelerada por hardware é implementado ao usar a API de gráficos Vulkan em ambientes baseados em X11 e Wayland.
Das outras mudanças que se destacam:
- Adicionado um módulo Qt GRPC experimental com suporte para protocolos gRPC e Protocol Buffer, que permite acessar serviços gRPC e serializar classes Qt usando Protobuf.
- No macOS, é garantido que os aplicativos que usam QMessageBox ou QErrorMessage exibem caixas de diálogo nativas da plataforma.
- Adicionado suporte para configurar conexões HTTP 1 no módulo Qt Network.
- Adicionadas classes experimentais de barramento CAN ao módulo Qt Serial Bus, que podem ser usadas para codificar e decodificar mensagens CAN, processar quadros e analisar arquivos DBC.
- O tipo TableView QML implementa funções interativas, como editar células no local, redimensionar linhas e colunas e selecionar várias células.
- Adicionado suporte para renderização estereoscópica à classe QOpenGLWidget fornecida no módulo Qt Widg
Por fim, muito trabalho foi feito para melhorar a estabilidade, cerca de 3500 relatórios de bugs foram fechados.
Para mais detalhes sobre o lançamento do Qt 6.5, acesse o Qt.io.