E foi lançado o Qt 6.5.4 LTS, mas apenas para clientes pagantes. Confira as novidades desse primeiro beta do software.
Criado inicialmente pela empresa norueguesa Trolltech, Qt é um framework multiplataforma para desenvolvimento de interfaces gráficas em C++.
Com essa ferramenta é possível desenvolver aplicativos e bibliotecas uma única vez e compilá-los para diversas plataformas, sem que seja necessário alterar o código fonte.
Enfim, Qt é um framework multiplataforma para desenvolvimento de interfaces gráficas em C++ criado pela empresa norueguesa Trolltech.
Com ele é possível desenvolver aplicativos e bibliotecas uma única vez e compilá-los para diversas plataformas sem que seja necessário alterar o código fonte.
Qt é utilizado largamente no ambiente desktop KDE e na antiga plataforma para dispositivos móveis da Nokia, Maemo (também livre), além do BlackBerry 10 e diversos softwares conhecidos e outros internos por grandes empresas não só da área de tecnologia como Google, HP e Adobe, mas também dos mais variados setores como Disney, DreamWorks SKG, Lucasfilm, Siemens, Volvo, NASA, ESA, Philips, Samsung e Panasonic.
Agora, a Qt Company anunciou o lançamento do Qt 6.5.4 LTS enquanto se prepara para seu lançamento final.
Novidades do Qt 6.5.4 LTS
Como já se passou quase um ano desde o lançamento do Qt 6.5 LTS e do Qt 6.6 lançado em outubro, a The Qt Company não colocou o Qt 6.5 LTS em sua fase apenas comercial com o lançamento de hoje do Qt 6.5.4.
Esta fase apenas comercial era esperada para o Qt 6.5 LTS, embora esta versão pontual v6.5.4 tenha caído do final de novembro até agora. O que isso significa é que apenas clientes pagantes do Qt recebem acesso a esses novos lançamentos pontuais.
Aproximadamente um ano após cada lançamento pontual somente comercial, o Qt publica as alterações como código aberto para a comunidade/público em geral.
No anúncio de hoje do lançamento comercial do Qt 6.5.4 LTS, há cerca de 355 correções de bugs e atualizações de segurança para encontrar nesta versão, incluindo duas correções de CVE.
Os CVEs giram em torno de um estouro de número inteiro no código HTTP2 do Qt e carregar fontes de imagens QML inválidas tem o potencial de causar travamentos ou outros problemas no Qt.
Os titulares de licença comercial do kit de ferramentas Qt podem baixar o Qt 6.5.4 LTS da sua conta Qt. É melhor que aqueles clientes não comerciais migrem para as versões upstream não-LTS mais recentes.
Para mais detalhes sobre o lançamento do Qt 6.7 Beta 1, acesse o Qt.io.