Semelhante ao Unix e baseado em microkernel, o sistema operacional QNX da BlackBerry agora é gratuito para uso não comercial.
A última vez que passei muito tempo pensando sobre o sistema operacional QNX foi quando Lee passou algumas semanas em 2011 descobrindo como fazer root em um tablet BlackBerry PlayBook executando o sistema operacional PlayBook baseado em QNX, fazer sideload de aplicativos Android no tablet e até mesmo carregar o Google Android Market (que foi o predecessor da Google Play Store).
Mas o QNX já existe há mais de quatro décadas. É um sistema operacional em tempo real, baseado em microkernel, semelhante ao Unix, que é mais amplamente usado atualmente em sistemas automotivos — mais de 200 milhões de carros executam software baseado em QNX.
Embora o QNX tenha tido vários proprietários diferentes ao longo dos anos, a BlackBerry o possui desde 2010.
E agora, a BlackBerry anunciou que o QNX é gratuito para uso não comercial e lançou uma imagem do QNX 8.0 que roda em computadores Raspberry Pi 4.
QNX da BlackBerry agora é gratuito para uso não comercial
Sim. O QNX da BlackBerry agora é gratuito para uso não comercial. A mudança faz parte da iniciativa QNX Everywhere que visa expandir o alcance do QNX e atrair desenvolvedores para a plataforma.
Vale a pena notar que o BlackBerry não é um QNX de código aberto e, no momento, o software não foi realmente projetado para ser um sistema operacional de desktop ou móvel amigável. Mas ele já suportou esse tipo de uso no passado.
Ler um artigo do Hacker News sobre o QNX Everywhere mostra uma boa dose de ceticismo de pessoas que acham que o QNX puxou o tapete debaixo dos desenvolvedores no passado.
Embora o QNX nunca tenha sido um sistema operacional totalmente de código aberto, a plataforma tem sido mais aberta para desenvolvimento no passado, até mesmo liberando algum código-fonte.
E, como observa o OSNews, duas décadas atrás, havia uma comunidade ativa de desenvolvedores de desktop QNX que criaram uma interface gráfica de usuário e portaram software de código aberto como Firefox e Thunderbird para rodar na plataforma.
Mas o QNX mais tarde mudou de curso e fechou seu sistema operacional, efetivamente matando a comunidade de desenvolvedores independentes.
É possível que esse último esforço possa reviver ou criar uma nova comunidade de desenvolvedores e amadores. Aqueles com memória longa podem estar cautelosos em se queimar novamente.
Esse não é realmente o objetivo do QNX Everywhere. Trata-se mais de construir uma comunidade de desenvolvedores interessados em trabalhar em sistemas embarcados, como os produtos automotivos e de saúde que atualmente executam o QNX.