Conheça o QNAP TS-216G, um NAS com LAN de 2.5 GbE e um NPU para reconhecimento de imagem. Confira os detalhes desse equipamento.
A empresa de armazenamento conectado à rede QNAP revelou um sistema que está posicionando como seu NAS de compartimento duplo mais barato com uma porta de 2,5 GbE para transferência de dados em alta velocidade em uma rede local.
O novo QNAP TS-216G também provavelmente será o modelo dual-bay mais barato da empresa, com uma NPU (Unidade de Processamento Neural) integrada para recursos de IA acelerados por hardware, incluindo reconhecimento de imagem.
QNAP TS-216G, um NAS com LAN de 2.5 GbE e um NPU
A IA está na moda nos computadores de consumo e nos espaços móveis no momento, então provavelmente foi apenas uma questão de tempo até que começássemos a ver empresas elogiando os recursos de IA dos dispositivos de armazenamento… mas, neste caso, pode não ser apenas uma questão de exagero.
O TS-216G possui um processador quad-core ARM Cortex-A55 de 2 GHz, gráficos Mali-G52 e uma unidade de processamento neural não especificada.
Mas se eu tivesse que adivinhar, diria que provavelmente é um processador Rockchip RK3566 com NPU de 0,8 TOPS, já que esse é o chip que a QNAP já usa para o TS-233, lançado há cerca de dois anos.
Mas o TS-233 vem com apenas 2 GB de RAM e uma única porta Gigabit Ethernet. Ele está posicionado como uma solução básica de armazenamento conectado à rede.
O novo modelo de compartimento duplo da QNAP permite adicionar armazenamento redundante (e/ou adicional), dependendo de como você configura seus discos rígidos.
Ele vem com 4 GB de RAM. E possui dois conectores Ethernet RJ45: um com suporte para velocidades de 2,5 GbE e um segundo que suporta Gigabit Ethernet.
Então, para que você realmente deveria usar o NPU? Neste ponto, parece que o reconhecimento de imagem é o principal caso de uso.
O software QNAP Photo Station basicamente permite que você configure sua própria alternativa privada ao Google Fotos ou iCloud Photos, configurando um serviço de “nuvem privada” que permite visualizar suas imagens em qualquer dispositivo com conexão à Internet.
O NPU pode ajudar a identificar pessoas, lugares e coisas nas fotos para ajudá-lo a classificar ou pesquisar suas fotos mais rapidamente – e a QNAP afirma que o NPU no TS-216G acelera o reconhecimento facial em 600% enquanto consome menos energia.
A empresa também oferece software de vigilância baseado em assinatura que pode aproveitar o NPU para um reconhecimento facial mais eficiente.
O TS-216G mede 8,7″ x 6,5″ x 4″ e pesa 1,45 kg. Ele suporta até dois discos rígidos SATA 3 de 3,5 ou 2,5 polegadas e consome cerca de 5 a 14 watts de energia (5 watts em média quando os discos rígidos estão em repouso e 14 watts durante o uso ativo).
Há uma ventoinha de 120 mm dentro do gabinete, então não espere que o sistema fique totalmente silencioso, mas nesses níveis de potência, é provável que a ventoinha não precise funcionar constantemente.
Possui uma porta USB 3.2 Gen 1 Tipo A e duas portas USB 2.0. Uma coisa a ter em mente é que os 4 GB de RAM incluídos são tudo o que este sistema suportará: não há como atualizar a memória do sistema.
A QNAP ainda não anunciou o preço do TS-216G, mas a empresa está posicionando-o como uma solução “intermediária” que fica em algum lugar entre o TS-233 (US$ 199) e o TS-262 (US$ 369), que tem um Processador Intel Celeron N4505, dois slots M.2 2280 para SSDs opcionais e um slot PCIe Gen 3 x2.