QEMU 9.1 lançado com melhor suporte a ARM e RISC-V

E foi lançado o QEMU 9.1 com melhor suporte a ARM e RISC-V, e mais. Confira as novidades e veja como instalar esse emulador no Linux.

QEMU é um programa de código aberto que pode ser usado como emulador de máquina e virtualizador genérico. Ele pode emular um processador e, em geral, uma arquitetura diferente, se necessário.

QEMU permite que você execute um ou mais sistemas operacionais (e seus aplicativos) isoladamente através de hipervisores como KVM e Xen, ou simplesmente binário, no ambiente de um sistema operacional já instalado na máquina.

O QEMU permite virtualização sem emulação, se o sistema convidado usa o mesmo processador que o sistema host ou emula as arquiteturas dos processadores x86, ARM, PowerPC, Sparc, MIPS1.

Ele funciona nas plataformas x86, x64, PPC, Sparc, MIPS, ARM e nos sistemas operacionais Linux, FreeBSD, NetBSD, OpenBSD, Mac OS X, Unix e Windows

Quando usado como um virtualizador, QEMU alcança perto de performances nativas, executando o código convidado diretamente na CPU hospedeira.

QEMU suporta a virtualização ao executar sob o hypervisor Xen ou usando o módulo do kernel KVM no Linux. Ao usar o KVM, QEMU pode virtualizar x86, servidor e embedded PowerPC, e S390 como convidado.

Agora, o QEMU 9 foi lançado como a versão mais recente desta importante peça da pilha de virtualização Linux de código aberto.

Novidades do QEMU 9.1

QEMU 9.1 lançado com melhor suporte a ARM e RISC-V
QEMU 9.1 lançado com melhor suporte a ARM e RISC-V

O emulador de máquina de código aberto QEMU 9.1 e o software de virtualização foram lançados para melhorar o suporte de hardware e a emulação para plataformas ARM e RISC-V, bem como outras mudanças.

Chegando mais de quatro meses após o QEMU 9.0, o lançamento do QEMU 9.1 introduz suporte de descarregamento de compressão via Intel In-Memory Analytics Accelerator (IAA) ou User Space Accelerator Development Kit (UADK), juntamente com suporte aprimorado para recuperação de falhas pós-cópia.

O QEMU 9.1 também introduz suporte para VIRTIO_F_NOTIFICATION_DATA para permitir que drivers convidados forneçam dados adicionais como parte do envio de notificações de dispositivo para fins de desempenho/depuração, suporte para o comando guest-network-get-route no Linux e comandos guest-ssh-* no Windows.

Para ARM, esta versão adiciona suporte de emulação para recursos de arquitetura FEAT_NMI, FEAT_CSV2_3, FEAT_ETS2, FEAT_Spec_FPACC, FEAT_WFxT e FEAT_Debugv8p8, suporte de tabela de páginas aninhadas/de dois estágios para SMMUv3 emulado, suporte de placa xilinx_zynq para controlador de cache e múltiplas CPUs e suporte de placa B-L475E-IOT01A para um display DM163.

Para RISC-V, ele adiciona suporte para extensões Zve32x, Zve64x, Zimop, Zcmop, Zama16b, Zabha, Zawrs e Smcntrpmf, suporte para especificação de arquitetura privilegiada versão 1.13 e aprimora o suporte de depuração/GDB.

Para LoongArch, ele adiciona suporte para inicializar um kernel ELF diretamente, suporte para executar até 256 vCPUs por meio da extensão extioi virt e aprimora o suporte de depuração/GDB. Para SPARC, ele adiciona suporte de emulação para recursos de arquitetura FMAF, IMA, VIS3 e VIS4.

Para x86, a versão QEMU 9.1 introduz suporte de emulação de CPU para processadores Icelake-Server-v7, SapphireRapids-v3 e Sierra Forest, bem como suporte KVM para executar convidados AMD SEV-SNP. Além disso, esta versão também traz correções de segurança para o servidor QEMU NBD e criptografia NBD TLS.

Por último, mas não menos importante, o QEMU 9.1 aprimora o suporte de linha de comando para configurar comandos permitidos ou bloqueados.

Mais detalhes sobre as mudanças a serem encontradas com o QEMU 9.1 podem ser encontrados no Wiki do QEMU.org.

Como instalar ou atualizar

Para os interessados ​​em instalar esta nova versão, eles podem encontrá-la nos canais oficiais de sua distribuição Linux, já que o projeto tem uma grande popularidade. Basta usar o seu gerenciador de pacotes para instalar a partir de um terminal.

Essa versão do QEMU pode ser baixada em QEMU.org.

E para instalar a versão mais recente do QEMU nas principais distribuições Linux, use esses tutoriais:
Como instalar o virtualizador QEMU no Linux via Snap
Como instalar o QEMU no Ubuntu e gerenciar ele com o Virt Manager
Como instalar o QEMU PowerPC no Linux via AppImage

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.