E foi lançado o QEMU 8.2 com novos recursos e muitas melhorias, e mais. Confira as novidades e veja como instalar esse emulador no Linux.
QEMU é um programa de código aberto que pode ser usado como emulador de máquina e virtualizador genérico. Ele pode emular um processador e, em geral, uma arquitetura diferente, se necessário.
QEMU permite que você execute um ou mais sistemas operacionais (e seus aplicativos) isoladamente através de hipervisores como KVM e Xen, ou simplesmente binário, no ambiente de um sistema operacional já instalado na máquina.
O QEMU permite virtualização sem emulação, se o sistema convidado usa o mesmo processador que o sistema host ou emula as arquiteturas dos processadores x86, ARM, PowerPC, Sparc, MIPS1.
Ele funciona nas plataformas x86, x64, PPC, Sparc, MIPS, ARM e nos sistemas operacionais Linux, FreeBSD, NetBSD, OpenBSD, Mac OS X, Unix e Windows
Quando usado como um virtualizador, QEMU alcança perto de performances nativas, executando o código convidado diretamente na CPU hospedeira.
QEMU suporta a virtualização ao executar sob o hypervisor Xen ou usando o módulo do kernel KVM no Linux. Ao usar o KVM, QEMU pode virtualizar x86, servidor e embedded PowerPC, e S390 como convidado.
Agora, o QEMU 8.2 foi lançado como a versão mais recente desta importante peça da pilha de virtualização Linux de código aberto.
Novidades do QEMU 8.2
Sim. O software de virtualização de código aberto QEMU 8.2 foi lançado recentemente como a segunda grande atualização da série QEMU 8.0, trazendo vários novos recursos e muitas melhorias.
Os destaques do QEMU 8.2 incluem um novo dispositivo virtio-sound que permite a captura e reprodução de áudio de dentro de uma máquina convidada usando o back-end de áudio configurado da máquina host e um novo dispositivo virtio-gpu rutabaga que permite várias abstrações de GPU e virtualização de exibição .
Esta versão também adiciona suporte ati-vga pixman-less, adiciona a capacidade de migrar virtio-gpu blob=true VM, adiciona uma nova opção de exibição de zoom para ajustar à GUI, adiciona suporte para o parâmetro “rom” à memória- backend-file e implementa um novo parâmetro de migração “avail-switchover-bandwidth”.
Para RISC-V, QEMU 8.2 adiciona suporte RISC-V KVM AIA, IRQs virtuais RISC-V e suporte de filtragem IRQ, suporte a conjunto de instruções criptográficas vetoriais RISC-V, strings isa zmmul e smepmp, string ISA de extensão Zihintntl para DTS, suporte para zicntr Sinalizadores /zihpm, bem como suporte para contadores PMU descontínuos.
Para ARM, adiciona suporte para a nova propriedade audiodev ao integradorcp, musicpal, n800, n810, realview-eb, realview-eb-mpcore, realview-pb-a8, realview-pbx-a9, akita, borzoi, spitz, terrier, versátilpb, versátilab, vexpress-a9, vexpress-a15, xlnx-zcu102 máquinas z2.
Além disso, o suporte ARM foi atualizado com suporte para CPUs Cortex-A710 e Neoverse N2, o suporte SMMUv3 foi atualizado para anunciar o recurso SMMUv3.1-XNX e novos recursos arquitetônicos agora são emulados, incluindo FEAT_PACQARMA3, FEAT_EPAC, FEAT_Pauth2, FEAT_FPAC, FEAT_FPACCOMBINE, FEAT_TIDCP1, FEAT_MOPS, FEAT_HBC e FEAT_HPMN0.
O QEMU 8.2 também atualiza a emulação Macintosh Quadra 800 (q800) para inicializar sistemas macOS 7.1 a 8.1 com ou sem memória virtual habilitada, A/UX 3.0.1, NetBSD 9.3 e Linux (via EMILE).
O suporte HPPA recebeu nova CPU PA-RISC 2.0 de 64 bits e emulação de máquina HP C3700, máquina Start de 64 bits com “-machine C3700” e CPU de 32 bits com “-machine B160L”, desempenho TLB aprimorado, Block-TLB (BTLB ) suporte para CPUs PA-RISC de 32 bits, bem como o novo SeaBIOS-HPPA versão 12 para oferecer suporte a HP C3000 com Astro e Elroy.
Para LoongArch, QEMU 8.2 implementa extensão LASX e instrução PRELDX, adiciona suporte para CPU LoongArch32 la132, adiciona suporte para modelo de CPU ‘máximo’, adiciona suporte para tamanho de página 4K, implementa expansão de modelo de CPU de consulta e adiciona a capacidade para usuários para ativar ou desativar recursos LSX/LASX.
Para s390x, esta versão permite passagem de adaptador de criptografia (vfio-ap) para convidados de virtualização protegidos e adiciona suporte para a topologia de CPU s390x (livros e gavetas, instrução STSI 15.1.x, instrução PTF) com KVM.
Entre outras mudanças dignas de nota, a emulação MIPS e PowerPC foi melhorada com suporte para a nova propriedade audiodev para a máquina fuloong2e (para MIPS) e máquinas pegasos2 e 40p (para PowerPC), a emulação SPARC agora pode converter o tradutor de instruções para usar decodetree, e há um novo driver de dispositivo de protocolo de memória dinâmica Hyper-V.
Mais detalhes sobre as mudanças a serem encontradas com o QEMU 8.2 podem ser encontrados no Wiki do QEMU.org.
Como instalar ou atualizar
Para os interessados em instalar esta nova versão, eles podem encontrá-la nos canais oficiais de sua distribuição Linux, já que o projeto tem uma grande popularidade. Basta usar o seu gerenciador de pacotes para instalar a partir de um terminal.
Essa versão do QEMU pode ser baixada em QEMU.org.
E para instalar a versão mais recente do QEMU nas principais distribuições Linux, use esses tutoriais:
Como instalar o virtualizador QEMU no Linux via Snap
Como instalar o QEMU no Ubuntu e gerenciar ele com o Virt Manager
Como instalar o QEMU PowerPC no Linux via AppImage