A equipe do QEMU já trabalha na próxima versão, e segundo eles, o QEMU 8.1 terá novo back-end de áudio PipeWire, e muito mais.
QEMU é um programa de código aberto que pode ser usado como emulador de máquina e virtualizador genérico. Ele pode emular um processador e, em geral, uma arquitetura diferente, se necessário.
QEMU permite que você execute um ou mais sistemas operacionais (e seus aplicativos) isoladamente através de hipervisores como KVM e Xen, ou simplesmente binário, no ambiente de um sistema operacional já instalado na máquina.
O QEMU permite virtualização sem emulação, se o sistema convidado usa o mesmo processador que o sistema host ou emula as arquiteturas dos processadores x86, ARM, PowerPC, Sparc, MIPS1.
Ele funciona nas plataformas x86, x64, PPC, Sparc, MIPS, ARM e nos sistemas operacionais Linux, FreeBSD, NetBSD, OpenBSD, Mac OS X, Unix e Windows
Quando usado como um virtualizador, QEMU alcança perto de performances nativas, executando o código convidado diretamente na CPU hospedeira.
QEMU suporta a virtualização ao executar sob o hypervisor Xen ou usando o módulo do kernel KVM no Linux. Ao usar o KVM, QEMU pode virtualizar x86, servidor e embedded PowerPC, e S390 como convidado.
Agora, Com o QEMU 8.0 lançado, a equipe de desenvolvimento do QEMU trabalha duro atualmente para implementar novos recursos e melhorar os existentes para o próximo grande lançamento, QEMU 8.1, deste poderoso software de virtualização de código aberto para emular várias arquiteturas.
QEMU 8.1 terá novo back-end de áudio PipeWire, e muito mais
O QEMU 8.1 promete um novo back-end de áudio PipeWire (-audiodev pipewire) e melhor saída de áudio e compatibilidade aprimorada, suporte para o modelo de dispositivo TPM TIS I2C, suporte de emulação SCTLR_ELx.EPAN (FEAT_PAN3) para a arquitetura ARM, bem como emulação de watchdog Allwinner WDT para Orange Pi PC e CubieBoard SBCs.
Também para ARM, a próxima versão QEMU 8.1 promete tornar o segundo controlador ethernet PHY utilizável em dispositivos NXP MCIMX7D-SABRE e MCIMX6UL-EVK NXP.
Também há boas notícias para a emulação RISC-V, pois o QEMU 8.1 promete suporte para a CPU Veyron V1 da Ventana, bem como várias outras mudanças interessantes, como a implementação do comando QMP query-cpu-definitions, tradução de endereço físico do convidado e mstatus.MPP- suporte relacionado e muito mais.
Entre outras mudanças dignas de nota, a próxima versão do QEMU promete possibilitar aos usuários especificar a entrada independentemente da saída com o comando -chardev file (por exemplo, -chardev file,id=repro,path=/dev/null,input-path =input.txt) e aumenta o suporte do Python para o Python 3.8 e mais recente.
A versão final do QEMU 8.1 é esperada para este verão, provavelmente no final de agosto de 2023. Até então, se você quiser experimentar os novos recursos e melhorias, pode ficar no limite criando a versão de desenvolvimento atual do Repositório GitLab.
Uma primeira compilação de desenvolvimento RC (Release Candidate) deve ser lançada em meados ou final de julho de 2023, após os estágios de congelamento de recursos Soft e Hard em meados de julho.
Se você testar a próxima versão do QEMU, informe os bugs no rastreador de bugs GitLab do projeto.