qBittorrent 5 lançado com vários novos recursos e melhorias

E foi lançado o qBittorrent 5 com vários novos recursos e melhorias, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O qBittorrent é um incrível cliente BitTorrent multiplataforma e de código aberto, escrito em C++/Qt, usando a biblioteca LibTorrent-rasterbar, e que foi criado para ser uma alternativa ao popular cliente μtorrent.

Esse aplicativo é rápido, estável, leve, suporta unicode e fornece um bom motor de busca integrado. Ele também vem com o encaminhamento de porta UPnP/NAT-PMP, criptografia (compatível com Vuze), FAST extension (mainline) e suporta PeX (compatível com utorrent).

qBittorrent vem com um motor de busca integrado, possui interface web, suporte para download sequencial, scheduler banda larga, suporte a RSS avançado com filtros de download, ferramenta de criação de torrent, filtragem IP e outras características úteis.

Agora, o cliente BitTorrent qBittorrent 5 foi lançado com uma infinidade de novos recursos e melhorias.

Novidades do qBittorrent 5

qBittorrent 5 lançado com vários novos recursos e melhorias
qBittorrent 5 lançado com vários novos recursos e melhorias

Os destaques do qBittorrent 5.0 incluem suporte para gerenciamento de energia do systemd e suporte para páginas de manual localizadas no Linux, juntamente com a capacidade de especificar uma localidade se nenhuma estiver definida, suporte para Mark-of-the-Web e suporte para criar arquivos .torrent com um tamanho de peça maior.

Esta versão também adiciona um item de filtro separado para erros do rastreador, a capacidade de remover um rastreador do menu do widget de filtro do rastreador, a capacidade de manter arquivos indesejados em uma pasta separada, suporte para caminhos de perfil relativos, suporte para limites de propagação para opções de RSS e pastas monitoradas na IU e uma métrica de popularidade.

Outra novidade no qBittorrent 5.0 é a capacidade de pausar e retomar uma sessão inteira do BitTorrent, usar expressões regulares para filtrar conteúdo de torrent, mover arquivos de conteúdo para a Lixeira em vez de excluí-los, exibir a “privacidade” do torrent na IU e usar Iniciar/Parar em vez de Continuar/Pausar.

Além disso, o qBittorrent 5.0 adiciona um sinalizador na guia Pares denotando uma conexão usando perfuração de NAT, permite que torrents substituam a ação de limite de compartilhamento padrão, adiciona um botão para enviar e-mails de teste, adiciona uma opção para nomear cada instância do qBittorrent e adiciona uma opção “Copiar comentário” ao menu de contexto da lista de torrents.

Além disso, esta versão expõe a configuração de nós de bootstrap DHT, implementa uma coluna Reannounce In, melhora o tratamento de entradas do rastreador, habilita a tecla de atalho Ctrl+F para mais entradas, adiciona suporte para subcategorias para seguir implicitamente as opções da categoria pai e adiciona a capacidade de exibir a “privacidade” do torrent na IU.

O mecanismo de busca integrado também foi aprimorado para permitir que os usuários especifiquem o caminho executável do Python e reorganizem as guias de busca, juntamente com uma nova coluna de data e carregamento lento de plugins de busca.

O RSS integrado também foi atualizado com suporte para exibir o título do feed RSS no navegador HTML e a capacidade de definir um atraso entre solicitações para o mesmo host.

A interface de usuário baseada na web no qBittorrent 5.0 vem com um tema escuro, classificação natural, comportamento de login aprimorado, responsividade aprimorada, um filtro Moving no painel lateral, a capacidade de lembrar a exclusão de arquivos de conteúdo de torrent, suporte para mostrar a barra lateral de filtros condicionalmente, suporte para executar pesquisas simultâneas, precisão aprimorada da lista de rastreadores, rolagem e seleção de tabela aprimoradas em dispositivos móveis, a capacidade de restaurar guias de pesquisa e a guia usada anteriormente no carregamento, suporte para usar os plug-ins de pesquisa habilitados por padrão e muito mais.

Por último, mas não menos importante, o qBittorrent 5.0 vem com uma API da Web atualizada que agora oferece suporte a torrents SSL, uma maneira de baixar o arquivo .torrent usando o plug-in de pesquisa, root_path para os resultados de “torrents/info”, um filtro “privado” para o ponto de extremidade “torrents/info”, um sinalizador “privado” por meio do ponto de extremidade “torrents/info”, um ponto de extremidade para listar o conteúdo do diretório e suporte para expor a API para o criador do torrent.

Claro, há muitas correções de bugs também nesta versão para melhorar ainda mais a estabilidade e a confiabilidade das suas sessões de download de torrent.

Para saber mais sobre essa versão do qBittorrent, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o qBittorrent

Para instalar a versão mais recente do qBittorrent nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o qbittorrent no Linux via appimage/
Como instalar a última versão do qBittorrent no Linux via Flatpak
https://www.edivaldobrito.com.br/instale-o-qbittorrent-3-1-0-no-ubuntu-e-derivados/

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.