E foi lançado o qBittorrent 4.5 com inicialização mais rápida, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O qBittorrent é um incrível cliente BitTorrent multiplataforma e de código aberto, escrito em C++/Qt, usando a biblioteca LibTorrent-rasterbar, e que foi criado para ser uma alternativa ao popular cliente μtorrent.
Esse aplicativo é rápido, estável, leve, suporta unicode e fornece um bom motor de busca integrado. Ele também vem com o encaminhamento de porta UPnP/NAT-PMP, criptografia (compatível com Vuze), FAST extension (mainline) e suporta PeX (compatível com utorrent).
qBittorrent vem com um motor de busca integrado, possui interface web, suporte para download sequencial, scheduler banda larga, suporte a RSS avançado com filtros de download, ferramenta de criação de torrent, filtragem IP e outras características úteis.
Agora, o cliente BitTorrent qBittorrent 4.5 foi lançado com uma infinidade de novos recursos e melhorias.
Novidades do qBittorrent 4.5
Chegando mais de dez meses após o qBittorrent 4.4, o lançamento do qBittorrent 4.5 parece ser um lançamento empolgante para os fãs deste cliente BitTorrent de código aberto, pois apresenta um novo ícone e temas de cores, novas paletas de cores para temas escuros e claros, melhor inicialização tempo ao usar muitos torrents, suporte para portas SMTP personalizadas, filtro de nome de arquivo/lista negra e opção de encaminhamento de porta para o rastreador incorporado.
Para usuários do Linux, o qBittorrent 4.5 marca o software como um aplicativo de janela única no arquivo .desktop, adiciona um Dockerfile e remove a opção de usar ícones do tema do sistema.
A interface do usuário baseada na web também recebeu alguma atenção, agora apresentando caixas de diálogo redimensionáveis, a capacidade de permitir linhas em branco na entrada de dados de formulários com várias partes, suporte para exportar arquivos .torrent, um ponto de extremidade para definir o modo de limite de velocidade, classificação natural, a capacidade para lidar com eventos de arrastar e soltar, um novo alerta quando as configurações de HTTPS estão incompletas, configurações de intervalo de atualização para a lista de transferência e renderização aprimorada da barra de progresso.
Esta versão também adiciona navegação pelo teclado, a capacidade de executar um programa externo ao adicionar um torrent, a capacidade de configurar a condição “torrent stop”, a capacidade de definir a opção de limite do conjunto de trabalho no Linux, uma nova opção para alternar os filtros barra lateral, um filtro de status em movimento e um menu de atalho para filtros de status.
Outros novos recursos incluem a funcionalidade de redimensionamento automático de colunas, a capacidade de desativar o modo automático quando o caminho “temporário” padrão é alterado, uma ação Exportar .torrent, a capacidade de definir o número máximo de torrents ativos de verificação, a capacidade de usar caminhos de categoria no modo Manual, novas colunas infohash e caminho de download e um atalho de teclado para abrir a caixa de diálogo URL de download.
Além disso, o qBittorrent 4.5 define metadados em um torrent existente quando um torrent duplicado é adicionado, ajusta várias opções relacionadas a avisos de desempenho, permite o uso de tipos de E/S de disco compatíveis com POSIX e divide as configurações de cache do sistema operacional em modos de leitura/gravação de e/s de disco.
Em termos de rede, esta versão adiciona uma opção “Usar proxy para pesquisa de nome de host”, implementa uma coluna “Peer ID Client” na guia Peers e adiciona uma opção de linha de comando para alterar a porta de escuta para permitir que você altere a porta de escuta para qBittorrent .
Claro, vários bugs foram corrigidos para tornar sua experiência de torrent mais estável e confiável.
Para saber mais sobre essa versão do qBittorrent, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o qBittorrent
Para instalar a versão mais recente do qBittorrent nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o qbittorrent no Linux via appimage/
Como instalar a última versão do qBittorrent no Linux via Flatpak
https://www.edivaldobrito.com.br/instale-o-qbittorrent-3-1-0-no-ubuntu-e-derivados/