E foi lançado o qBittorrent 4.4 com uma infinidade de novos recursos e melhorias. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O qBittorrent é um incrível cliente BitTorrent multiplataforma e de código aberto, escrito em C++/Qt, usando a biblioteca LibTorrent-rasterbar, e que foi criado para ser uma alternativa ao popular cliente μtorrent.
Esse aplicativo é rápido, estável, leve, suporta unicode e fornece um bom motor de busca integrado. Ele também vem com o encaminhamento de porta UPnP/NAT-PMP, criptografia (compatível com Vuze), FAST extension (mainline) e suporta PeX (compatível com utorrent).
qBittorrent vem com um motor de busca integrado, possui interface web, suporte para download sequencial, scheduler banda larga, suporte a RSS avançado com filtros de download, ferramenta de criação de torrent, filtragem IP e outras características úteis.
Agora, o cliente BitTorrent qBittorrent 4.4 foi lançado com uma infinidade de novos recursos e melhorias.
Novidades do qBittorrent 4.4
Depois de mais de meio ano de desenvolvimento, qBittorrent 4.4 foi finalmente lançado e é a primeira versão estável do popular cliente BitTorrent a oferecer um binário pré-compilado no formato binário universal AppImage para distribuições Linux.
A boa notícia é que agora é muito mais fácil executar o qBittorrent em sua distro favorita. Criado no Ubuntu 20.04 LTS, o AppImage não requer instalação e usa as versões mais recentes das bibliotecas Qt 6, libtorrent, Boost e OpenSSL.
A má notícia é que o AppImage do qBittorrent 4.4 não foi bem testado, então envie um feeback aos desenvolvedores se tiver problemas com ele.
Além do AppImage, que provavelmente deixará muitos usuários felizes, o lançamento do qBittorrent 4.4 adiciona suporte para torrents v2, suporte para libtorrent 2.0.x, suporte para Qt 6, suporte para temas de IU baseados em pasta, bem como a capacidade de definir uma pasta temporária por torrent e categoria.
O qBittorrent 4.4 também expõe as configurações de hashing_threads da libtorrent, implementa a capacidade de anunciar a todos os rastreadores se o endereço IP foi alterado, adiciona connection_speed às configurações avançadas, adiciona detecção automática para sistemas OpenBSD e Haiku no script de configuração e prolonga o tempo de espera para encerrando o cliente de linha de comando qbittorrent-nox.
A interface do usuário do qBittorrent 4.4 também recebeu alguma atenção e agora apresenta uma nova opção “Tempo limite de notificação”, filtro “Verificação” no painel lateral, dicas de ferramentas para várias colunas e para a caixa de seleção da porta de escuta, menu de contexto para alternar as colunas da guia de conteúdo, “Metadados forçados download”, uma opção “Ignorar verificação de hash” para pastas monitoradas, bem como uma ação de clique duplo “Mostrar opções de torrent”.
Também aprimorado é o WebUI (a interface baseada na web), que recebeu resolução de IP de fonte de proxy reverso, navegação com teclas de seta para tabelas de IU e para expandir ou recolher pastas de IU, uma barra de progresso de peças na guia Geral, suporte de toque para classificar tabelas de IU e a capacidade de usar o esquema de URL correto no prompt do usuário quando HTTPS está ativado.
Além disso, a função de pesquisa agora oferece um menu de contexto para guias no widget de pesquisa e opções de download adicionais para o menu de contexto do botão direito do mouse no resultado da pesquisa de torrent.
Por fim, também existem várias correções de bugs e correções para tornar suas sessões de BitTorrent mais confiáveis e estáveis.
Para saber mais sobre essa versão do qBittorrent, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o qBittorrent
Para instalar a versão mais recente do qBittorrent nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o qbittorrent no Linux via appimage/
Como instalar a última versão do qBittorrent no Linux via Flatpak
https://www.edivaldobrito.com.br/instale-o-qbittorrent-3-1-0-no-ubuntu-e-derivados/