Conheça o QOTOM Q20332G9-S10, um PC sem ventilador desenvolvido para rede. Confira os detalhes e especificações desse dispositivo.
O QOTOM Q20332G9-S10 é mais do que apenas um mini PC sem ventoinha com um nome cativante. É também um sistema com muitas opções de conectividade.
Disponível na Amazon e no AliExpress com preços a partir de US$ 300, o computador foi projetado para uso como um dispositivo de rede e possui quatro portas Ethernet de 10 GbE, cinco portas Ethernet de 2,5 GbE, suporte opcional para modem celular e muitas opções de armazenamento.
Q20332G9-S10, um PC sem ventilador desenvolvido para rede
O sistema é alimentado por um processador Intel Atom C3758, que é um chip de 25 watts, 8 núcleos e 8 threads lançado em 2017 como parte da linha Intel “Denverton” de chips de classe de servidor.
Embora não seja exatamente o chip mais poderoso para os padrões de 2024, ele tem algumas vantagens sobre os chips mais recentes, como os processadores “Alder Lake-N” da Intel voltados para o consumidor, incluindo suporte para grandes quantidades de memória e mais E/S.
Caso em questão: além de 9 portas Ethernet, o mini PC QOTOM possui dois slots SODIMM para até 64 GB de memória DDR4-2400 total.
E usar esse processador mais antigo provavelmente ajuda a manter os custos baixos, especialmente agora que chegaram os novos chips “Parker Ridge” baseados em Atom da Intel para servidores.
Para armazenamento, o Q20332G9-S10 possui dois slots M.2 2280 com suporte para unidades de estado sólido PCIe 3.0 x2, bem como um conector SATA que pode ser usado para adicionar até dois discos rígidos ou SSDs de 2,5 polegadas, embora sejam necessários para ser montado na parte inferior da caixa.
Há também um conector SFF-8087 (com quatro pistas SATA 3.0 de 6 Gbps) na parte frontal do computador que você pode usar para conectar um gabinete de disco rígido externo.
Há também um leitor de cartão nano SIM na parte frontal do sistema, mas só funcionará se você adicionar um modem celular 4G ou 5G opcional ao slot M.2 3042/3052 dentro do computador.
Outras portas incluem:
- 1 x USB 3.0 tipo C
- 1 x USB 3.0 Tipo A
- 1 x USB 2.0 Tipo A
- 1 porta serial RS-232 RJ45
- 1 x VGA
É isso mesmo, há uma porta VGA, mas não há portas DisplayPort ou HDMI. Este sistema claramente não foi projetado para ser uma potência multimídia e o sistema possui uma GPU ASPEED AST2400, já que o Intel Atom C3758 não possui gráficos integrados.
Isso deve ser adequado para aplicativos básicos de servidor, mas não espere jogar ou mesmo fazer muito em termos de transcodificação de mídia.
Em vez disso, provavelmente é melhor pensar nisso como um sistema que pode ser usado como servidor de arquivos, firewall ou dispositivo de máquina virtual, entre outras coisas.
O sistema mede 217 x 122 x 62 mm (8,5″ x 4,8″ x 2,4″), tornando-o pequeno para os padrões de desktop ou servidor, mas maior do que muitos outros computadores na categoria mini PC.
Mas esse espaço extra oferece espaço para as 9 portas Ethernet do computador e para resfriamento passivo.
O pequeno computador do QOTOM possui corpo de alumínio com aletas na parte superior, permitindo que o case funcione como dissipador de calor.
ServeTheHome fez uma análise aprofundada do Q20332G9-S10 e observa que as portas Ethernet de 2,5 GbE usam o controlador i225 da Intel, enquanto as portas Ethernet SFP + de 10 GbE usam controladores Intel X553.
O revisor também observa que o sistema oferece um ótimo custo-benefício quando comparado com hardware semelhante de empresas mais conhecidas, ao mesmo tempo que oferece recursos melhores do que você esperaria de fornecedores chineses menores.
Por exemplo, o computador ServeTheHome encomendado com memória Kingston e um SSD Phison PCIe NVMe com revestimento protetor, em vez de componentes fora da marca.
Uma coisa que definitivamente deixa claro que este sistema não vem de uma marca bem estabelecida fora da China?
Os modelos Barebones são fornecidos sem sistema operacional (obviamente), mas a QOTOM observa em sua página de produto AliExpress que os clientes que solicitarem um sistema com memória e armazenamento receberão uma unidade com Windows 10 em inglês instalado, mas não ativado.
Diz-se que este é apenas para fins de teste e a QOTOM não fornecerá uma licença do Windows.
Dito isso, imagino que a maioria das pessoas no mercado desse tipo de computador vai querer instalar um sistema operacional baseado em Linux de qualquer maneira.
A QOTOM também fabrica modelos semelhantes com diferentes opções de processador, incluindo modelos mais baratos com processador Intel Atom C3558R, bem como vários outros mini PCs e produtos de servidor compactos.