E o projeto Python lançou o Python 3.9 lançado com melhorias em multiprocessamento e novo analisador. Confira as novidades e veja como instalar.
Python é uma linguagem de programação interpretada de alto nível e que possui um modelo de desenvolvimento comunitário, aberto e gerenciado pela organização sem fins lucrativos Python Software Foundation. A primeira versão do Python foi lançada em 1991.
Essa linguagem possui um modelo de desenvolvimento comunitário, aberto e gerenciado pela organização sem fins lucrativos Python Software Foundation.
Agora, o Python 3.9 foi lançado como a mais nova atualização de recurso para esta extremamente popular linguagem de código aberto.
Novidades do Python 3.9
Python 3.9 traz um novo analisador baseado em PEG para CPython como um substituto para o analisador anterior baseado em LL, melhorias de multiprocessamento, acesso rápido ao estado do módulo a partir de métodos de tipos de extensão C e uma série de outras melhorias de interpretador.
No lado da sintaxe, essa atualização traz operadores de união para dict, genéricos de sugestão de tipo em coleções padrão, restrições gramaticais relaxadas em decoradores e há suporte para métodos de string para remover prefixos e sufixos.
O Python 3.9 também inclui suporte de banco de dados de fuso horário IANA na biblioteca padrão com zoneinfo e várias outras melhorias.
Para mais detalhes sobre as melhorias dessa versão do Python, leia a documentação de novidades.
Seguindo em frente, o pessoal do Python agora está planejando lançamentos anuais de CPython com base no tempo que ocorrerão todo mês de outubro.
Para saber mais sobre essa versão do Python 3.9, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Python 3.9
Para instalar a versão mais recente do Python nas principais distribuições Linux, use esses tutoriais. Como o lançamento ainda é muito recente, pode ser que ainda não seja possível instalar a versão 3.9 (Esses tutoriais são atualizados constantemente):
Como instalar o Python 3.9 no Linux compilando o código fonte
Como instalar a linguagem Python no Linux via AppImage
Como instalar a última versão do Python no Ubuntu, Mint e derivados