E o projeto Python lançou o Python 3.13 com novo shell interativo, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Python é uma linguagem de programação interpretada de alto nível e que possui um modelo de desenvolvimento comunitário, aberto e gerenciado pela organização sem fins lucrativos Python Software Foundation.
A primeira versão do Python foi lançada em 1991.
Essa linguagem possui um modelo de desenvolvimento comunitário, aberto e gerenciado pela organização sem fins lucrativos Python Software Foundation.
Apesar de várias partes da linguagem possuírem padrões e especificações formais, a linguagem, como um todo, não é formalmente especificada. O padrão na pratica é a implementação CPython.
E, recentemente, foi lançado o Python 3.13.
Novidades do Python 3.13
O Python 3.13 introduziu um novo shell interativo. Ele é habilitado por padrão e baseado no código do projeto PyPy.
Quando você inicia o novo shell em um terminal interativo, ele usa cores por padrão para prompts e tracebacks e suporta edição multilinha.
Além disso, ele suporta comandos específicos do REPL, como help, exit e quit, sem chamá-los como funções. E, finalmente, posso usar o comando clear no shell para limpar a tela.
O novo shell interativo também suporta navegação de ajuda interativa usando F1, navegação de histórico usando F2 e “modo de colagem” com F3 para colar blocos maiores de código.
Para o caso de aqueles que não gostam do novo shell, ele pode ser desabilitado definindo a variável de ambiente PYTHON_BASIC_REPL=1.
Shell Python 3.13, com suporte a cores, edição multilinha, etc.
O CPython agora tem suporte experimental para o modo de thread livre, com o bloqueio global do interpretador (GIL) desabilitado.
Este modo permite executar threads em paralelo em núcleos de CPU disponíveis. No entanto, ele requer um executável diferente, geralmente chamado python3.13t ou python3.13t.exe.
O modo de thread livre até agora é um recurso experimental e desabilitado por padrão.
Os instaladores oficiais do Windows e macOS fornecem a opção de habilitar esse recurso, e o usuário pode construir manualmente o CPython a partir da fonte com a opção --disable-gil
, embora exija a nova versão modificada do mimalloc, que é habilitada por padrão na plataforma suportada.
Outras mudanças no Python 3.13.0 incluem um compilador experimental just-in-time (JIT), que pode acelerar alguns programas Python, novo backend dbm.sqlite3 no módulo dbm, que é usado por padrão ao criar novos arquivos.
E o compilador agora remove espaços em branco comuns de cada linha em uma docstring, o que reduz o tamanho do cache de bytecode (como arquivos .pyc).
- Aumentar a versão de suporte do macOS de 10.9 para 10.13 (High Sierra)
- WASI agora é uma plataforma com suporte de Nível 2, iOS e Android agora são plataformas com suporte de Nível 3.
- Padrões de tipo para parâmetros de tipo
- Nova anotação de estreitamento de tipo, typing.TypeIs.
- Uma nova anotação para itens somente leitura em TypeDicts.
- Uma nova anotação para marcar descontinuações no sistema de tipos.
O lançamento também removeu alguns módulos, classes, funções, métodos e APIs C obsoletos antigos.
Para saber mais sobre essa versão do Python, acesse o anúncio de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Python
Para instalar a versão mais recente do Python nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a linguagem Python no Linux via AppImage
Como instalar Python 3.13 no Ubuntu 22.04 e Ubuntu 20.04
Como instalar a última versão do Python no Ubuntu, Mint e derivados