Após atingir o status de EOL, ou seja, o fim do suporte a essa versão, o Python 2 saiu dos repositórios do Arch Linux.
Python 2 viveu uma vida muito longa e bem sucedida. Para referência, a versão inicial do Python 2.0 foi lançada há quase 22 anos, em 16 de outubro de 2000.
Em 2008, a Python Software Foundation anunciou que encerraria o Python 2 em 2015 e pediu às pessoas que atualizassem para o Python 3. Apenas para referência, o Python 3 foi lançado em 3 de dezembro de 2008.
Assim, alguns fizeram, mas muitos não. Como resultado, em 2014, a vida útil do Python foi estendida até 2020. Em outras palavras, a data de expiração do Python 2 passou há mais de dois anos. Como resultado, o Python 2.7.18 foi a versão final do Python 2, lançada em abril de 2020.
Enfim, o Python 2 atingiu o EOL (End Of Life, fim de vida) em 2020, então os desenvolvedores do Arch reduziram os aplicativos que o usavam a ponto de agora serem totalmente removidos dos repositórios da distro.
Python 2 saiu dos repositórios do Arch Linux
Sim. O Python 2 saiu dos repositórios do Arch Linux. Durante os últimos dois anos, os desenvolvedores do Arch Linux reduziram o uso de Python 2 e bibliotecas relacionadas na distribuição e aplicativos que dependem dele no repositório oficial de distribuição.
Como resultado desses esforços, o uso do Python 2 na distribuição foi limitado ao mínimo. Então, foi substituído pelo Python 3. Como esperado, os desenvolvedores do Arch anunciaram que o Python 2 não está mais disponível nos repositórios oficiais do Arch Linux.
Além disso, os desenvolvedores recomendam que, se você ainda tiver o Python 2 em seu sistema Arch Linux por qualquer motivo, considere removê-lo.
Obviamente, uma das principais razões é que o suporte ao Python 2 foi descontinuado. Por causa disso, não haverá mais novos relatórios de bugs, correções ou alterações no Python 2.
Em outras palavras, optar por usá-lo coloca seu sistema em risco. Além disso, à medida que mais vulnerabilidades de segurança do Python 2 são descobertas em 2022, seu risco de utilizar o código do Python 2 aumenta significativamente.
No entanto, muitos aplicativos Python 2 e bibliotecas Python 2 ainda estão disponíveis no repositório AUR da distribuição.
No entanto, como o Arch User Repository (AUR) é um repositório suportado pela comunidade e o software disponível nele não recebe manutenção oficial dos desenvolvedores do Arch Linux, o uso destes é inteiramente por sua conta e risco.