Purism quer construir um robô de código aberto

Através de uma campanha de crowdfunding, a Purism quer construir um robô de código aberto e controlado remotamente.

Purism é uma empresa que vende laptops, mini PCs e smartphones que vêm com software gratuito e de código aberto e recursos focados na privacidade, incluindo interruptores de desligamento de hardware para câmeras, microfones e rádios sem fio.

Agora a empresa quer entrar em um novo território: a robótica.

A Purism lançou uma campanha de crowdfunding com o objetivo de arrecadar US$ 1,2 milhão nos próximos três meses para financiar as fases iniciais de pesquisa e desenvolvimento do MiMi, um “pequeno robô bípede humanóide controlado remotamente” que executa software gratuito e de código aberto.

Purism quer construir um robô de código aberto

Purism quer construir um robô de código aberto
Purism quer construir um robô de código aberto

Sim. A Purism quer construir um robô de código aberto, e parece um projeto muito ambicioso que provavelmente custará muito mais de US$ 1,2 milhão no longo prazo.

Mas a abordagem do Purism é interessante: a ideia não é construir um robô totalmente autônomo, mas sim um que possa ser controlado remotamente por um usuário usando um “aplicativo semelhante a um jogo”, enquanto sensores e algoritmos no próprio dispositivo ajudariam a evitar objetos, levantar-se após uma queda e executar outras funções básicas.

Se a Purism arrecadar dinheiro suficiente para começar a usar este dispositivo, parece que as primeiras gerações provavelmente serão brinquedos para hackers e consertadores.

Mas, eventualmente, a empresa prevê que a plataforma se tornará útil para uma ampla gama de aplicações, incluindo cuidados de saúde ou segurança.

Apenas tenha em mente que este não é o primeiro projeto de crowdfunding da Purism – embora a empresa tenha começado há cerca de uma década com o crowdfunding de seu primeiro laptop, isso foi uma coisa relativamente simples de fazer, pois já havia muitos laptops capazes de rodar GNU/Linux. distribuições.

Mas então a Purism lançou outra campanha de crowdfunding em 2017 para seu smartphone Librem 5.

Demorou dois anos para a empresa começar a enviar uma versão inicial que era muito áspera, e mais um ano antes que os modelos de produção em massa começassem a ser enviados, e muitos clientes que fizeram uma pré-encomenda acabaram esperando vários anos pela chegada do telefone.

Somente em 2023 o Librem 5 atingiu a “paridade de envio”, o que significa que os pedidos feitos hoje devem ser enviados em duas semanas.

Tudo isso quer dizer que, mesmo que a Purism atinja suas metas de crowdfunding para sua campanha MiMi, pode levar anos até que a empresa esteja pronta para enviar qualquer coisa aos patrocinadores… se algum dia o fizer.

Até agora, o projeto teve reações mistas nos Fóruns da Purism, onde as pessoas postaram uma mistura de preocupações, perguntas e comentários entusiasmados.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.