A Purism está desenvolvendo o app Chatty para suportar SMS no Librem 5, seu futuro smartphone Linux criptografado. Confira os detalhes desse anúncio.
- Purism lançou as Librem Power Banks com 10.000 mAh e 20.000 mAh
- Purism quer construir um robô de código aberto
- Preço do smartphone Librem 5 caiu US$ 300
A Purism, empresa de tecnologia conhecida por seus laptops Linux de alta qualidade, focados em segurança e privacidade tem trabalhado continuamente para entregar o Librem 5 dentro do prazo estabelecido.
A empresa está se preparando para lançar o produto mundialmente em janeiro de 2019, enquanto anuncia grandes avanços na fabricação e desenvolvimento desse incrível dispositivo móvel.
Purism Está Desenvolvendo o App Chatty Para Suportar SMS no Librem 5
Recentemente, a Purism compartilhou informações sobre o trabalho em que estão engajados no suporte ao envio de mensagens SMS com seu smartphone Librem 5 em desenvolvimento.
Para lidar com mensagens SMS, a Purism está desenvolvendo uma aplicação que eles – pelo menos por enquanto – estão chamando de Chatty.
Esse código do Chatty servirá efetivamente usado como um plug-in para libpurple (do famoso cliente de mensagens instantâneas Pidgin) que faz interface com o ModemManager.
O Libpurple, obviamente, suporta muitas plataformas/protocolos de mensagens diferentes e é mais frequentemente associado ao Pidgin, mas pode muito bem ser adaptado para outros clientes.
Purism também informou que eles pretendem suportar XMPP com criptografia OMEMO, bem como SMS no “primeiro dia”, enquanto o suporte para outros protocolos (como o Telegram) pode ser adicionado mais tarde.
No momento, o Chatty pode realizar “algumas tarefas básicas (e possivelmente mais difíceis) de enviar e receber operações com SMS via ModemManager e um modem SIMCOM, bem como com mensagens XMPP/OMEMO via libpurple e o plugin”.
Eles ainda precisam trabalhar na interface do usuário, suportar o armazenamento de mensagens/históricos, integrar o código do SMS/ModemManager no plug-in libpurple, suportar a interface com o banco de dados de contatos e todas essas funcionalidades mais avançadas.
O último relatório de desenvolvimento do Chatty for the Librem 5 pode ser encontrado no blog da Purism.
kits de desenvolvimento do Librem 5, hardware e o lançamento…
Notavelmente não mencionado nesta atualização do smartphone Linux é o estado de seus kits de desenvolvedor.
Eles planejaram originalmente enviar os kits de desenvolvimento do Librem 5 a partir de junho e, em seguida, foram adiados para agosto.
Agora, no final de agosto, não há indicações de que esses kitss começaram a embarcar, ou seja, isso provavelmente acontecerá em setembro.
Este e outros fatores estão realmente aumentando a probabilidade de que o Librem 5 seja lançado atrasado. Aliás, esse lançamento está planejado janeiro de 2019.
O problema é que no mercado mobile (e tecnologia em geral) tudo muda muito rápido. E diante de um prazo de lançamento tão distante, muita coisa pode mudar nesse meio tempo, principalmente no ambito do hardware.
Sim, embora este telefone ainda seja capaz de atender a sua audiência preocupada com a privacidade, infelizmente, quanto mais ele sair de sua data de lançamento planejada, mais as especificações de hardware ficarão defasadas.
As mais recentes especificações do Librem 5 são um processador i.MX8M SoC, display 720×1440 de 5.7 polegadas, WiFi 802.11 a/b/g/n, modem SIMCom e 2 ~ 3GB de RAM.
Então, se você está de olho nesse aparelho, também fique de olho no Blog que sempre publicarei as novidades sobre o smartphone, a medida que a Purism e outras mídias divulgarem.
O que está sendo falado no blog
- Linha Galaxy S10 da Samsung virá com sensores de impressões digitais
- Dell lançou o Inspiron Chromebook 14 2-em-1 com Android e suporte a caneta
- Samsung começou a testar o Android 9 Pie para o Galaxy S9
- Lançado PPSSPP 1.6.3 com diversas melhorias e correções de bugs
- Purism Está Desenvolvendo o App Chatty Para Suportar SMS no Librem 5
- Kernel 4.18.6 relatará a temperatura certa do núcleo dos Threadripper 2 da AMD
- Como instalar a ferramenta de configuração Unsettings no Ubuntu