Purism anunciou outro atraso nas entregas do Librem 5

Mais um capítulo na historia do smartphone Linux focado em segurança e privacidade, dessa vez, a Purism anunciou outro atraso nas entregas do Librem 5.

Já tem bastante tempo que o acompanhamento das notícias e novidades do Purism Librem 5 é feito aqui no Blog, infelizmente, entre os quais as notícias mais populares foram sobre os constantes atrasos do lançamento anunciado pelo Purism.

Purism anunciou outro atraso nas entregas do Librem 5
Purism anunciou outro atraso nas entregas do Librem 5

O tempo passou e a hora do lançamento prometido chegou em setembro; finalmente, foi anunciado o lançamento das primeiras entregas do seu smartphone Linux voltado para segurança e privacidade.

Com isso, a empresa também lançou um cronograma de entrega para quatro lotes, como segue: Lote Aspen (24 de setembro de 2019 a 22 de outubro de 2019), lote Birch (29 de outubro de 2019 – 26 de novembro de 2019), lote Chestnut (3 de dezembro de 2019 – 31 de dezembro de 2019), lote Dogwood (7 de janeiro de 2020 – 31 de março de 2020), lote Evergreen (período de entrega estimado no segundo trimestre de 2020), lote fir (período Entrega estimada no quarto trimestre de 2020).

Desse modo, as pessoas que adquiriram um saberiam quando seus dispositivos seriam enviados.

Purism anunciou outro atraso nas entregas do Librem 5

Mas agora em uma publicação recente em seu site, a empresa anunciou um adiamento da entrega do lote Birch.

A causa: a ausência de um resistor de 10 kilohms no circuito impresso que causou o mau funcionamento da porta USB.

Sobre isso a a Purism informou o seguinte:

“Esperávamos e esperávamos que o problema da resistência não atrasasse a entrega, mas acontece que causou alguns dias de atraso”. Acabamos de saber oficialmente que as últimas peças do lote Birch estão sendo entregues para nós neste momento e esperamos recebê-las na terça-feira, 26 de novembro (semana que vem). Nesse momento, enviaremos telefones para aqueles que receberão esse lote do Librem 5 na próxima semana. (Sempre há a possibilidade de as peças finais serem entregues antes, mas o acompanhamento atualmente indica 26 de novembro).”


Este último relatório segue dois outros também devido a problemas de hardware.

De fato, o Librem 5 é construído em torno de um chip i.MX 8M. Segundo as explicações dos funcionários da empresa, essa peça do quebra-cabeça foi a causa da onda anterior de adiamentos.

Em essência, é um erro no SoC que causa uma descarga extrema da bateria. Portanto, era necessário procurar alternativas.

A empresa analisou o i.MX 8M Mini (uma alternativa de menor consumo de energia, mas com menos opções disponíveis), mas uma atualização da pilha de software NXP i.MX 8M (que foi executada em fevereiro de 2019) terminou por resolver os problemas de consumo de bateria e superaquecimento. Em seguida, foi publicado o calendário de entrega dos lotes.

O Librem 5 é, por sua orientação, um dos projetos mais seguidos pelos defensores do código aberto e livre. Portanto, não é surpreendente coletar várias reações, incluindo aquelas que expressam dúvidas.

A empresa permite que os consumidores escolham seus pacotes de entrega. Dependendo de sua escolha, eles devem receber espécies alfa ou beta do produto final.

O prazo de entrega para o lote do abeto é estimado no quarto trimestre do próximo ano. Em princípio, qualquer consumidor que deseje tomar posse de um produto completo deve concordar com este último.

Até 31 de julho, o smartphone Linux estava disponível na pré-venda por U$$ 649. Mas agora, para quem tem interesse em adquirir uma peça, eles precisam pagar um pouco mais (na verdade não é muito), já que o preço das novas peças é de US $ 699.

Na opinião de muitos, o custo de aquisição de um dispositivo no momento não é relevante, pois a diferença é mínima.

Finalmente, é hora de esperar que as peças que faltam cheguem a Purism, para que o lote que está em espera seja enviado o mais rápido possível.

Além disso, é necessário levar em consideração que, como a opção de adquirir uma peça está disponível, a Purism não pode assumir muitos riscos em excesso de estoque (uma vez que o produto é novo), portanto a melhor opção é limitar-se até certo ponto.

O que está sendo falado no blog

No Post found.

Post Views: 205
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.