A Purism anunciou o PureBoot recentemente, para ajudar a proteger seus computadores Linux. Conheça melhor essa tecnologia e entenda porque ela é importante.
- Lightning Framework, um novo malware Linux que instala rootkits, backdoors
- Como instalar o gerenciador de tokens Nitrokey-app no Linux via Snap
- Galaxy Z Flip 5 e Fold 5 Recebem Atualização de Segurança de Dezembro
A Purism é uma fabricante de computadores conhecida por seus notebooks de alta qualidade e focados em privacidade, e que usam um sistema operacional baseado em Linux.
Purism anunciou o PureBoot para ajudar a proteger seus computadores Linux
O Purism anunciou o PureBoot, um processo de inicialização centralizado, altamente seguro e completo para seus computadores com Linux, e todos os que desejam proteger melhor seus PCs com Linux.
Apelidado de ‘processo de inicialização de alta segurança’, o PureBoot promete ser uma solução completa e segura para processos de inicialização mais seguros em computadores laptop e desktops que executam um sistema operacional baseado em Linux, incluindo o PureOS baseado em Debian da Purism, que vem pré-instalado com os laptops Librem 13 e Librem 15.
O PureBoot não é um novo software, mas uma coleção de padrões de software e segurança que o Purism já usa em seus laptops Linux, incluindo o token de segurança Librem Key USB, um chip TPM (Trusted Platform Module), a substituição de BIOS sem coreboot, o manipulador Heads – software de inicialização remota, o Intel ME (Mecanismo de Gerenciamento) desabilitado e a autenticação de vários fatores.
Com isso, o PureBoot promete não apenas controlar totalmente o processo de inicialização do seu computador Linux, mas também protegê-lo de várias ameaças, incluindo, mas limitado a roubo de dados, rootkits de kernel, malware BIOS, riscos do Intel Management Engine, interdição do governo, bem como qualquer outro adulteração que possa ocorrer durante o processo de envio do seu PC com Linux.
No anúncio, Kyle Rankin, diretor de segurança da Purism, disse o seguinte:
“Na Purism, acreditamos que você merece segurança sem sacrificar o controle ou a conveniência: hoje temos o prazer de anunciar o PureBoot, nossa coleção de software e medidas de segurança projetadas para proteger o processo de inicialização, mantendo todas as chaves.”
A Purism diz que seu processo de boot de alta segurança PureBoot será incluído por padrão com todos os novos carregamentos de seus laptops Librem.
A empresa planeja tornar mais fácil para os clientes de laptop Librem existentes e proprietários de Librem Key atualizarem para o PureBoot nos próximos meses. Este último deve esperar a disponibilidade geral do PureBoot no segundo trimestre de 2019.
Para entender melhor como o PureBoot funciona e como ele garantirá altos padrões de segurança para o processo de inicialização de seus computadores Linux, é recomendável que você leia a documentação oficial.
O que está sendo falado no blog
- Red Hat e CentOS receberam uma atualização de segurança do Kernel
- Mozilla Thunderbird 60.5.2 lançado com correções de bugs
- Purism anunciou o PureBoot para ajudar a proteger seus computadores Linux
- Jogo Battle for Wesnoth 1.14.6 lançado com correções e melhorias
- Linux Lite 4.4 RC1 já está disponível para download
- OnlyOffice já tem criptografia End-to-End de documentos baseada em blockchain