Em anunciou recente, a Purism afirmou que levará a convergência para seus telefones e laptops Linux. Conheça os detalhes dessa medida e entenda.
- Como instalar o jogo AstroMenace no Linux via Flatpak
- Como instalar o editor de roteiros WriterSolo no Linux via Flatpak
- Como instalar o gerenciador de volantes Oversteer no Linux via Flatpak
A americana Purism é uma fabricante de computadores conhecida por seus notebooks de alta qualidade e focados em privacidade, e que usam um sistema operacional baseado em Linux.
Purism afirmou que levará a convergência para seus telefones e laptops Linux
Sim. A Purism revelou que está trabalhando há algum tempo para tornar seu sistema operacional PureOS Linux (baseado no Debian) convergente para o futuro telefone Librem 5 Linux e seus laptops Librem 13 e 15.
Seguindo o sonho de convergência da Canonical para o Ubuntu Linux, a Purism tornou o sonho de convergência uma realidade para seu sistema operacional PureOS Linux, que vem pré-instalado com todos os laptops Librem, assim como o futuro telefone Librem 5 Linux, permitindo aos usuários utilizem um único conjunto de aplicativos em telefones celulares e laptops.
Sobre a convergência, Jeremiah Foster, diretor do PureOS na Purism, disse o seguinte:
“Se você já tinha um aplicativo no seu celular que queria no seu laptop, queria convergência. O PureOS do Purism é convergente e estabeleceu as bases para que todos os futuros aplicativos sejam executados nos laptops Librem 5 Phone e Librem, a partir da mesma versão do PureOS.”
Como o GNOME é usado como ambiente de desktop padrão para o PureOS, a Purism também está trabalhando duro para criar aplicativos adaptáveis do GNOME que tenham excelente aparência tanto em telefones celulares quanto em laptops.
A Purism diz que os aplicativos convergentes também serão muito mais fáceis de manter e proteger do que ter compilações separadas para dispositivos móveis e computadores.
Como você pode esperar, o próximo telefone Librem 5 Linux do Purism também contará com convergência, já que ele é fornecido com o sistema operacional PureOS por padrão.
Isso significa que você será capaz de transformar o dispositivo sem esforço em um computador apenas conectando-o a um monitor LCD, teclado e mouse.
Com a base de convergência já em vigor, a Purism coloca todas as rodas em movimento para a chegada de seu primeiro smartphone Linux, o Librem 5, no terceiro trimestre de 2019 com a promessa de ser o primeiro dispositivo móvel verdadeiramente livre e de código aberto que respeita o usuário privacidade.
Purism também anunciou no mês passado a iniciativa PureBoot para ajudar os usuários a proteger melhor seus laptops Linux.
Mais detalhes estão disponíveis no anúncio oficial.