A Purism divulgou recentemente as últimas novidades da sua iniciativa para aumentar a segurança em seus computadores e afirmou que o PureBoot está avançando.
O Purism PureBoot foi anunciado no início deste ano junto com um pacote de salvaguardas da empresa para proteger processo de inicialização do usuário por ter Intel ME desativado, Coreboot no lugar de um BIOS de sistema proprietário, o USB Librem Key como seu token de segurança e outros mecanismos para proteger o boot processo e prevenção de roubo, rootkits e outros riscos de segurança.
A Purism é uma fabricante de computadores conhecida por seus notebooks de alta qualidade e focados em privacidade, e que usam um sistema operacional baseado em Linux.
Apelidado de ‘processo de inicialização de alta segurança’, o PureBoot promete ser uma solução completa e segura para processos de inicialização mais seguros em computadores laptop e desktops que executam um sistema operacional baseado em Linux, incluindo o PureOS baseado em Debian da Purism, que vem pré-instalado com os laptops Librem 13 e Librem 15.
O PureBoot não é um novo software, mas uma coleção de padrões de software e segurança que o Purism já usa em seus laptops Linux, incluindo o token de segurança Librem Key USB, um chip TPM (Trusted Platform Module), a substituição de BIOS sem coreboot, o manipulador Heads – software de inicialização remota, o Intel ME (Mecanismo de Gerenciamento) desabilitado e a autenticação de vários fatores.
- Wireshark no terminal? Veja como instalar o Termshark no Linux
- Como instalar a VPN WireGuard no Linux via Snap
- Apps Flutter são usados para contornar a segurança do macOS
- PeaZip 10.1 lançado com melhorias de segurança e usabilidade
PureBoot está avançando
A empresa compartilhou recentemente um relatório de progresso sobre esse esforço da PureBoot e seus planos de enviar o PureBoot por padrão em seus futuros laptops.
O PureBoot está funcionando com seus objetivos para verificar/resistir a qualquer adulteração do sistema, criptografia de disco suportada pelo Librem Key e esforços relacionados.
O mais recente trabalho da Purism nesta área inclui detecção dinâmica de disco USB para poder inicializar a partir de um disco USB, melhorias estéticas em suas telas de inicialização e documentação atualizada.
A empresa espera “muito em breve” estar em condições de oferecer o PureBoot como uma opção pré-instalada e pré-configurada ao comprar laptops Librem.
Para mais detalhes sobre o assunto, basta acessar o blog da Purism.
O que está sendo falado no blog
- Como instalar o cliente de podcast Vocal no Linux via Flatpak
- Botnet usa mais de 100 mil dispositivos para lançar ataque a carteira Electrum
- Desenvolvimento do Ubuntu 19.10 está oficialmente aberto
- Fedora 30 lançado com o GNOME 3.32 e Kernel 5.0 – Confira as novidades
- Melhores aplicativos de diferentes esportes para Android