E foi lançado o Puppy Linux 22.12 com base no Slackware 15. Confira as novidades e descubra onde baixar a distribuição.
Puppy Linux é mais uma distribuição Linux. O que é diferente aqui é que o Puppy é extraordinariamente pequeno, mas bastante completo.
O Puppy inicializa em um ramdisk e, ao contrário das distribuições live CD que precisam continuar puxando coisas do CD, ele carrega na RAM. Isso significa que todos os aplicativos iniciam em um piscar de olhos e respondem instantaneamente à entrada do usuário.
O Puppy Linux tem a capacidade de inicializar a partir de um cartão flash ou qualquer dispositivo de memória USB, CDROM, disco Zip ou LS/120/240 Superdisk, disquetes, disco rígido interno.
Ele pode até usar um CD-RW/DVD-RW formatado em multisessão para salvar tudo de volta no CD/DVD sem a necessidade de nenhum disco rígido.
Agora, os desenvolvedores do Puppy Linux publicaram uma versão do sistema baseada em Slackware, o Puppy Linux 22.12, que é compatível com os repositórios de software Slackware 15.0 e Salix.
Novidades do Puppy Linux 22.12
S15Pup é construído a partir de pacotes binários TXZ Slackware-15.0, portanto, tem compatibilidade binária com Slackware e acesso aos repositórios Slackware e Salix. Está disponível nas versões de 64 bits e 32 bits.
Os recursos incluem: Aparência e recursos tradicionais do Puppy Linux. Kernels das ramificações LTS da série 5 – 5,15 para 64 bits, 5,10 para 32 bits. Processamento de texto e planilha AbiWord e Gnumeric. Ele inclui também, FFmpeg e programas de suporte, incluindo Pmusic e MPlayer.
Puppy Linux 22.12 traz o ambiente Joe’s Window Manager 2.4.3 (JWM). Complemento LXDE por ydrv.
Para completar, o sistema vem com o navegador web leve em adrv, e um instalador de navegador para navegadores pesados, como Chromium, Firefox e Palemoon.
Por fim, o Samba é usado para compartilhar arquivos com o Windows incluído e o Evince é o visualizador de PDF do Puppy Linux 22.12.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Puppy Linux 22.12
A imagem ISO do Puppy Linux 22.12 já pode ser baixada acessando a página de download da distro.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux