PulseAudio 16 lançado com melhorias Bluetooth e suporte Opus em RTP

Foi lançado PulseAudio 16 com melhorias Bluetooth e suporte Opus em RTP, e muito mais. Confira as novidades e veja como atualizar.

O PulseAudio é um sistema (ou servidor) de som usado por vários sistemas operacionais baseados em Linux por padrão. Ele é um software livre lançado sobre os termos da GNU Lesser General Public License.

Curiosamente, o PulseAudio roda sobre Microsoft Windows e sistemas POSIX como o Linux, porém o port para Windows não é atualizado desde 2011.

Embora em 2021 possamos começar a ver o PipeWire substituindo o PulseAudio por padrão, pelo menos em distribuições de ponta como o Fedora, por enquanto o PulseAudio ainda é o servidor de som dominante usado por distribuições Linux para desktop.

E agora, o sistema de servidor de som de código aberto PulseAudio para sistemas operacionais POSIX foi atualizado para a versão 16, outra versão importante que apresenta novos recursos, além de inúmeras melhorias para melhor áudio.

Novidades do PulseAudio 16

PulseAudio 16 lançado com melhorias Bluetooth e suporte Opus em RTP
PulseAudio 16 lançado com melhorias Bluetooth e suporte Opus em RTP

Os usuários de distribuição GNU/Linux que ainda usam o PulseAudio ficariam felizes em saber que o PulseAudio 16 está aqui com relatórios de nível de bateria para dispositivos Bluetooth para outro software, suporte de saída estéreo para o fone de ouvido para jogos sem fio EPOS/Sennheiser GSP 670 e som SteelSeries GameDAC Hi-Res cartão DAC (Digital Audio Converter), bem como perfis para a interface de áudio premium de 6 canais Native Instruments Komplete Audio 6 MKII.

O PulseAudio 16 também melhora o suporte de entrada para placas de som USB baseadas em PCM2902 da Texas Instruments, especialmente para gravação, implementa a capacidade de os usuários configurarem a latência desejada para o coletor de túnel e os módulos de origem, melhora a precisão do túnel e a latência do coletor de combinação em uma tentativa para resolver quaisquer problemas de sincronização de áudio e adiciona suporte ao codec Opus nos módulos RTP, que só funciona ao compilar o PulseAudio com o GStreamer ativado.

Entre outras mudanças, esta versão do PulseAudio introduz novos argumentos sink_enabled e source_enabled para o componente module-jackdbus-detect para permitir que você desabilite o sink ou a fonte, um novo argumento reconnect_interval_ms para todos os quatro módulos de origem e destino do túnel para reconexão automática para o servidor remoto quando a conexão falha, bem como um novo argumento remix para o componente module-combine-sink para desabilitar a remixagem normal.

Além disso, o PulseAudio 16 melhora o componente de loopback do módulo com um novo argumento adjust_threshold_usec que pode ser usado para ajustar o algoritmo do controlador, a capacidade de definir o argumento adjust_time para valores menores que 1 segundo para controle de latência mais rígido e desabilita o registro por padrão.

Mais detalhes sobre todas as mudanças a serem encontradas no PulseAudio 16 podem ser encontrados no Wiki do FreeDesktop.org.

Como instalar o PulseAudio

Os downloads de fontes do PulseAudio podem ser encontrados no GitHub.

Se sua distribuição ainda estiver usando o PulseAudio como sistema de som padrão ou em combinação com o PipeWire, você deve baixar e instalar o PulseAudio 16 através dos repositórios estáveis ​​da sua distribuição, assim que ela disponibilizar essa atualização.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.