Foi lançado PulseAudio 13 com suporte a Dolby TrueHD e DTS-HD Master Audio. Confira as novidades dessa atualização e veja como atualizar.
O PulseAudio é um sistema (ou servidor) de som usado por vários sistemas operacionais baseados em Linux por padrão. Ele é um software livre lançado sobre os termos da GNU Lesser General Public License.
Curiosamente, o PulseAudio roda sobre Microsoft Windows e sistemas POSIX como o Linux, porém o port para Windows não é atualizado desde 2011.
Agora, foi lançado o PulseAudio 13, uma atualização importante que apresenta novos recursos e melhorias que chega três meses após a série PulseAudio 12.
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
- Como habilitar o repositório Games no openSUSE
Novidades do PulseAudio 13
PulseAudio 13 vem com suporte para Dolby TrueHD e DTS-HD Master Audio, suporte para o headset SteelSeries Arctis 5 USB, seleção aprimorada de perfil de placa inicial para placas ALSA, além de melhorias no S/PDIF para CMEDIA USB2.0 True HD de alta velocidade de áudio.
A série PulseAudio 13 também adiciona vários novos argumentos de módulo, incluindo “max_latency_msec” para module-loopback, “stream_name” para module-rtp-send e “Avoid_resampling” para module-udev-detect e module-alsa-card, e não mais usa opções de perfil de cartão Bluetooth persistentes por padrão, recomendando que os usuários usem A2DP por padrão.
Segundo as notas de versão:
“Qual perfil usar com Bluetooth é altamente dependente do contexto (HSP/HFP para chamadas telefônicas, A2DP para todo o resto), por isso não faz muito sentido salvar as opções de perfil do usuário. É melhor usar A2DP por padrão e alternar para HSP quando necessário (automaticamente quando possível).”
Entre outras mudanças dignas de nota presentes no lançamento do PulseAudio 13, vale mencionar uma nova função que facilita a ativação do agendamento em tempo real para encadeamentos do cliente, novas funções de conveniência para buscar vários parâmetros de pa_format_info e a capacidade de usar o mapa de canal e a amostra de fonte especificada por padrão no módulo loopback.
O PulseAudio 13 também remove o suporte à implementação descontinuada dos módulos do kernel BlueZ 4 Bluetooth e descarta o suporte às ferramentas de tradução intltool.
Este também é o primeiro lançamento do código aberto a adotar o novo sistema de compilação Meson.
Como instalar o PulseAudio 13
Você pode baixar e instalar o PulseAudio 13.0 através dos repositórios estáveis da sua distribuição, assim que ela disponibilizar essa atualização.
Fonte: Softpedia
O que está sendo falado no blog
- Richard Stallman deixou o MIT e a FSF por conta de mal-entendidos
- Clonezilla Live 2.6.3-7 lançado – Confira as novidades e baixe
- PulseAudio 13 lançado com suporte a Dolby TrueHD e DTS-HD Master Audio
- kernel GNU Linux-Libre 5.3 lançado – Confira as novidades e baixe
- WSLconf da Microsoft acontecerá entre 10 e 11 de março de 2020