E foi lançado o Puddletag 2.1.0 com correções para problemas de travamento, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Puddletag é um editor de tag de arquivos de áudio para Linux, semelhante ao programa Mp3tag para Windows. Ele suporta os formatos ID3v1, ID3v2 (mp3), MP4 (mp4, m4a, etc.), VorbisComments (ogg, flac), Musepack (mpc), Monkey’s Audio (.ape) e WavPack (wv).
Mas, ao contrário da maioria dos editores de tag para Linux, ele usa um layout de planilha para que todas as tags que você deseja editar manualmente fiquem visíveis e facilmente editáveis.
Enfim, todos os recursos comuns de outros editores de tag são suportados, como extrair informações da tag de nomes de arquivos, renomear arquivos baseados em suas tags, utilização de padrões e edição básica de tag.
Com o programa, você pode fazer coisas como substituir o texto, cortar, fazer conversões de maiúsculo/minúsculo e etc.
As ações podem automatizar tarefas repetitivas. Fazer pesquisas de web usando o Amazon (incluindo arte da capa), Discogs (faz arte da capa também!), FreeDB e MusicBrainz também é suportado e muito mais.
Agora, após o port Python3 e PyQt5, o editor de tags de áudio Puddletag finalmente recebeu uma nova atualização após quase 1 ano e meio de desenvolvimento.
Novidades do Puddletag 2.1.0
Puddletag 2.1.0 corrigiu muitos problemas de travamento, incluindo travamentos ao usar a função Update From Tag, botão de pesquisa de marcação em massa, adição de tag personalizada com letras de idioma, pesquisa com AcoustId, especificação de ‘Exportar arte para arquivo’ em ação e muito mais!!
Além disso, existem alguns novos recursos menores. Ao atualizar no modo de visualização, agora pede confirmação antes de descartar as alterações; Nova opção do menu Ações ‘Ir para a pasta pai’; Copie e cole a capa de/para a área de transferência.
Para saber mais sobre essa versão do Puddletag 2.1.0, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Puddletag
Para instalar a versão mais recente do Puddletag 2.1.0 nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de tag Puddletag no Linux via Snap
Como instalar o editor de tags Puddletag no Ubuntu