Proxmox VE 8.3 lançado com melhorias de recursos

E foi lançado o Proxmox VE 8.3 com melhorias de recursos. Confira as novidades e descubra onde baixar a distribuição.

A Proxmox é uma empresa comercial que oferece produtos especializados baseados no Debian Linux, principalmente o Proxmox Virtual Environment e o Proxmox Mail Gateway.

O Proxmox Virtual Environment é uma plataforma de virtualização de código aberto para executar dispositivos e máquinas virtuais. O Proxmox Mail Gateway é um gateway de email com recursos anti-spam e antivírus.

Ambos os produtos são oferecidos como downloads gratuitos com opções de suporte e assinatura pagas.

O lançamento mais recente da distribuição é o Proxmox 8.3 Virtual Environment (VE).

Novidades do Proxmox VE 8.3

Proxmox VE 8.3 lançado com melhorias de recursos

Após sete meses de desenvolvimento, o Proxmox, uma plataforma de virtualização poderosa, gratuita e de código aberto com mais de 1,3 milhão de hosts instalados no mundo todo, revelou sua versão mais recente, o Proxmox Virtual Environment 8.3.

Construído no Debian 12.8, com um kernel Linux padrão estável 6.8, ele integra os últimos avanços em tecnologias de código aberto, incluindo QEMU 9.0.2, LXC 6.0 e ZFS 2.2.6.

Além disso, os usuários podem trabalhar com o kernel 6.11, oferecendo maior flexibilidade para aqueles que buscam os recursos mais recentes.

Um dos destaques significativos do Proxmox VE 8.3 é a integração aprimorada entre a pilha de Rede Definida por Software e o firewall.

Este aprimoramento permite que os administradores gerem automaticamente conjuntos de IP para redes virtuais e convidados virtuais, simplificando o gerenciamento de endereços IP e regras de firewall.

Além disso, o firewall — agora baseado em nftables — fornece novos recursos para filtrar tráfego de rede encaminhado, ajudando os usuários a restringir tipos específicos de tráfego, como SNAT ou comunicação entre zonas, nos níveis de host e rede virtual.

O sistema de notificação do Proxmox VE também recebeu uma atualização substancial na versão 8.3, introduzindo alvos de webhook.

Os administradores podem disparar solicitações HTTP para eventos como atualizações do sistema ou trabalhos de backup, fornecendo integração perfeita com serviços externos que suportam webhooks.

Para melhorar a eficiência no gerenciamento de convidados virtuais, o Proxmox VE 8.3 introduz um novo recurso de “Visualização de tags” para sua árvore de recursos.

Os usuários agora podem organizar e visualizar convidados virtuais agrupados por tags atribuídas, fornecendo uma visão geral rápida e personalizável dos recursos e simplificando o gerenciamento de ambientes em larga escala.

A nova versão também adiciona suporte para Ceph Squid 19.2.0, juntamente com suporte contínuo para Ceph Reef 18.2.4 e Ceph Quincy 17.2.7.

Isso dá aos administradores a flexibilidade de escolher sua versão preferida do Ceph durante a instalação, aprimorando ainda mais seu controle sobre as opções de armazenamento.

No lado do backup, os backups de contêiner foram bastante otimizados.

Quando feito backup no Proxmox Backup Server, a nova versão agora pode identificar arquivos inalterados, ignorando seu processamento durante o backup. Isso resulta em operações mais rápidas, economizando tempo e reduzindo a carga de armazenamento.

Por fim, a migração de outras plataformas de virtualização se tornou mais acessível. O Proxmox VE 8.3 permite a importação direta de arquivos Open Virtualization Format (OVF) e Open Virtualization Appliances (OVA) do armazenamento baseado em arquivo por meio da interface da web.

O assistente de importação também ajuda os usuários a migrar perfeitamente máquinas virtuais de outros hipervisores, incluindo VMware, simplificando assim o processo de transição para organizações que buscam mudar para uma plataforma de código aberto.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Proxmox VE 8.3

A imagem ISO do Proxmox VE 8.3 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sair da versão mobile