A empresa Proxmox anunciou o lançamento de uma nova versão de sua distribuição, Proxmox VE 5.0, baseada no Debian 9 “Stretch”. Saiba mais um pouco sobre essa solução e descubra onde baixar a distro.
- Interface gráfica para o ffmpeg? Conheça e instale traGtor
- Como instalar o Player Quod Libet no Linux
- Como instalar o servidor de áudio PipeWire no Linux
- Como instalar o reprodutor Meson Player no Linux via AppImage
- Como instalar o gravador Audio Recorder no Ubuntu e derivados
Procurando uma solução simples para suas máquinas virtuais? Proxmox “Virtual Environment” (VE) é uma plataforma baseada em Debian para a execução e gestão de dispositivos virtuais, contêineres e máquinas virtuais.
Proxmox VE é um software completo de gestão de virtualização de servidor de código aberto. É baseado em virtualização KVM e virtualização baseada em contêiner e gerencia máquinas virtuais KVM, contêineres Linux (LXC), armazenamento, redes virtuais e clusters de alta disponibilidade.
Os recursos de classe empresarial e a interface web intuitiva do produto são projetados para ajudar o usuário a aumentar o uso de seus recursos existentes e reduzir os custos de hardware e administração de tempo – no negócio, bem como no uso doméstico.
Novidades do Proxmox VE 5.0
Proxmox VE 5.0 é baseado no excelente Debian 9 (codinome ‘Stretch’) e um Kernel Linux 4.10.
As réplicas fornecem replicação de dados assíncronos entre dois ou vários nós em um cluster, minimizando a perda de dados em caso de falha.
Para todas as organizações que usam armazenamento local, o recurso de replicação Proxmox é uma ótima opção para aumentar a redundância de dados para E/S altas, evitando a necessidade de configurações complexas de armazenamento compartilhado ou distribuído.
Com o Proxmox VE 5.0, o Ceph RBD torna-se o padrão de fato para o armazenamento distribuído. O empacotamento agora é feito pela equipe Proxmox. O Ceph Luminous ainda não está preparado para produção, mas já está disponível para testes.
Se você usa o Ceph, siga as recomendações disponíveis no site da empresa. Também existe um procedimento simplificado para importação de disco de diferentes hypervisors. Agora você pode facilmente importar discos de VMware, Hyper-V ou outros hypervisors, através de uma nova ferramenta de linha de comando chamada ‘qm importdisk.
Outras características novas são a migração ao vivo com armazenamento local via QEMU, a visibilidade de endereços USB e USB de host na GUI, ações em massa e opções de filtragem na GUI e um console otimizado NoVNC.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Conheça melhor a distribuição Proxmox VE
Para saber mais sobre a distribuição Proxmox VE, clique nesse link.
Baixe e experimente o Proxmox VE 4.3
A imagem ISO do Proxmox 4.3 já pode ser baixada acessando o link abaixo:
Proxmox VE 4.3
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux