E foi lançado o Proxmox Backup Server 3.3 com backups mais rápidos, e mais. Conheça mais um pouco sobre ela e descubra onde baixar a distro.
Proxmox é uma empresa comercial que oferece produtos especializados baseados em Debian, notavelmente Proxmox Virtual Environment e Proxmox Mail Gateway.
O Proxmox Virtual Environment é uma plataforma de virtualização de código aberto para a execução de dispositivos virtuais e máquinas virtuais.
Já o Proxmox Mail Gateway é um gateway de e-mail com recursos anti-spam e antivírus. Os produtos são oferecidos como downloads gratuitos com suporte pago e opções de assinatura.
E o Proxmox Backup Server é uma solução de backup empresarial livre e de código aberto para fazer backup e restaurar máquinas virtuais, contêineres e hosts físicos seguindo o modelo cliente-servidor.
A pilha de software é escrita em Rust, pois o software é publicado sob a licença GNU AGPL, v3. Claro, também é especificamente otimizado para funcionar com o Proxmox Virtual Environment da mesma empresa.
Os administradores podem gerenciar o sistema por meio de um navegador da Web ou de uma interface de linha de comando. Portanto, depois de configurar o plano de backup, você pode ter certeza de que não perderá seus dados em caso de falha na mídia de armazenamento.
O software cliente-servidor oferece suporte a backups incrementais totalmente desduplicados e reduz significativamente a carga da rede, o espaço de armazenamento necessário e, como resultado, o custo total da infraestrutura.
O servidor de backup da Proxmox vem com todas as ferramentas essenciais de gerenciamento, bem como uma interface de usuário fácil de usar e baseada na web. Isso permite o gerenciamento simples e imediato do servidor, seja por meio da linha de comando ou de um navegador da web padrão.
Ele se integra perfeitamente à plataforma de gerenciamento de virtualização Proxmox Virtual Environment (Proxmox VE), permitindo aos usuários simplesmente adicionar um servidor como um novo destino de armazenamento.
Por fim, vale a pena notar novamente que o Proxmox Backup Server é um software livre e de código aberto licenciado sob a GNU AGPLv3. No entanto, usuários corporativos que precisam de suporte adicional podem assinar o modelo de suporte corporativo do Proxmox.
E agora, o desenvolvedor de software empresarial Proxmox Server Solutions GmbH (doravante “Proxmox”) anunciou o lançamento do Proxmox Backup Server 3.
Novidades do Proxmox Backup Server 3
O Proxmox Backup Server 3.3 apresenta melhorias significativas que tornam o backup e a restauração de máquinas virtuais, contêineres e hosts físicos mais versáteis e eficientes.
A nova versão do Proxmox Backup Server 3.3 apresenta vários novos recursos que melhoram a usabilidade, flexibilidade e velocidade, com os principais destaques sendo:
Fundamentos atualizados: O Proxmox Backup Server 3.3 é baseado no Debian 12.8, mas roda em um kernel Linux mais novo (6.8 por padrão, com o kernel 6.11 disponível como opt-in).
A plataforma de backup também vem com o ZFS 2.2.6, que inclui patches de compatibilidade para o kernel 6.11, melhorando ainda mais o desempenho e a compatibilidade.
Novo modo de envio de tarefa de sincronização: As tarefas de sincronização são projetadas para criar backups externos sincronizando o conteúdo do armazenamento de dados entre servidores locais e externos. Antes desta atualização, o servidor externo tinha que “puxar” backups do local local.
Com a versão 3.3, o servidor local agora pode “enviar” backups para o local externo, mesmo que o servidor externo não tenha a capacidade de iniciar conexões de rede. Este desenvolvimento aumenta a flexibilidade, especialmente em ambientes com restrições rígidas de segurança ou rede.
Notificações de Webhook: Para aprimorar a automação e o monitoramento, o Proxmox 3.3 agora oferece suporte a um destino de notificação de webhook.
Esse recurso permite que os usuários criem solicitações HTTP acionadas por eventos como tarefas de sincronização, coleta de lixo ou verificação de backup. Os webhooks podem ser personalizados, incluindo cabeçalhos de solicitação e conteúdo do corpo, permitindo fácil integração com outros serviços que oferecem suporte a webhooks.
Backups de host e contêiner mais rápidos: A nova versão traz um grande aumento de velocidade para fazer backup de sistemas de arquivos de host e contêineres do Proxmox VE.
Ao detectar com eficiência arquivos que não foram alterados desde o último instantâneo, o Proxmox Backup Server pode pular arquivos inalterados, reduzindo significativamente o tempo necessário para backups baseados em arquivo, especialmente para grandes conjuntos de dados.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Proxmox Backup Server 3
A imagem ISO do Proxmox Backup Server 3 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux